1. Início
  2. / Noticias
  3. / Complexo Turístico Maraey irá gerar cerca de 36 mil empregos na região de Maricá
Tempo de leitura 3 min de leitura

Complexo Turístico Maraey irá gerar cerca de 36 mil empregos na região de Maricá

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 10/29/2021 às 23:48
O projeto da empresa Maraey visa a criação de um complexo para o turismo sustentável na região de Maricá e irá gerar cerca de 36 mil empregos para os moradores
O projeto da empresa Maraey visa a criação de um complexo para o turismo sustentável na região de Maricá e irá gerar cerca de 36 mil empregos para os moradores. Fonte: Divulgação

O projeto da empresa Maraey visa a criação de um complexo para o turismo sustentável na região de Maricá e irá gerar cerca de 36 mil empregos para os moradores

O turismo sustentável é um assunto cada vez mais discutido no mundo inteiro e a empresa Maraey dará mais um passo a um futuro mais ecológico com a criação do Complexo Turístico Maraey em Maricá. Nesta última quinta-feira, (28/10), o prefeito da cidade, Fabiano Horta, se reuniu em uma cerimônia que marcou o início do projeto que irá gerar cerca de 36 mil empregos na região.

Confira também:

Projeto da Maraey em Maricá tem o objetivo de expandir o turismo sustentável na região e gerar emprego para a comunidade

A cerimônia realizada na última quinta-feira em Maricá representou o início do Complexo Turístico da empresa Maraey, que será formado no local. Além do próprio prefeito da cidade, estavam na comitiva o governador Cláudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado André Ceciliano. A expectativa entre o estado e a empresa é de que o projeto impulsione a economia local, gerando também cerca de 36 mil empregos para os moradores da região. 

O prefeito da cidade, Fabiano Horta, comentou sobre o local da cerimônia e afirmou que “hoje, plantamos uma árvore que reverencia a nossa cidade. E quero aproveitar para reafirmar o compromisso de Maricá para o diálogo positivo entre público e privado”, enquanto o CEO do Maraey, Emilio Izquierdo Merlo, destacou a sua gratidão pelo Complexo Turístico ser concretizado na região e comentou que “este é um dia fundamental. O nosso projeto está saindo do papel para se tornar o melhor e mais importante destino turístico-residencial sustentável do Brasil”.

A comitiva entre os executivos da empresa e da cidade de Maricá plantou uma árvore da espécie Clusia fluminensis, também conhecida como Abaneiro, para simbolizar o marco inicial do projeto que irá ser benéfico tanto para a Maraey quanto para a região, em decorrência dos empregos gerados e do crescimento econômico esperado pelos representantes locais. 

Além de emprego, as famílias que vivem na área do Complexo Turístico serão beneficiadas e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) será preservada 

A comunidade de Zacarias fica localizada em uma área que fará parte do projeto da empresa Maraey, com cerca de 200 famílias morando na região. Entretanto, os representantes locais procuraram um meio-termo para beneficiar essas famílias e irão conceder a cessão de título de propriedade e entregar as escrituras aos moradores, para eles não serem prejudicados com a criação do Complexo Turístico na cidade de Maricá. 

Além disso, a empresa também irá incentivar a cultura local e a pesca com um programa para a recuperação da lagoa de Maricá. A diretora de Sustentabilidade do complexo, Luciana Andrade Vianna, comentou que “As questões ambiental, social e cultural da região são valores fundamentais do projeto. Tornaremos realidade o sonho de uma comunidade de pescadores, que ocupa o local há mais de 200 anos. Sem a restinga, sem a floresta, sem a comunidade e sem a sua cultura de pesca artesanal, Maraey perderia sua essência”.

Já em relação à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o empreendimento irá utilizar somente metade da área permitida pelo Plano de Manejo, o equivalente a 6% da área total. Assim, o objetivo da Maraey é o de possibilitar um turismo verdadeiramente sustentável e, mesmo em sua construção, tentar minimizar ao máximo os impactos ao meio ambiente na região.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos