1. Início
  2. / Noticias
  3. / Grupo Komatsu discute a realização de projetos no setor de Construção Civil em Contagem (MG)
Tempo de leitura 3 min de leitura

Grupo Komatsu discute a realização de projetos no setor de Construção Civil em Contagem (MG)

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/11/2021 às 11:33
Grupo Komatsu se reune com a prefeita de Contagem (MG) para discutir a realização de operações no setor da mineração e construção civil
Grupo Komatsu se reune com a prefeita de Contagem (MG) para discutir a realização de operações no setor da mineração e construção civil. Fonte: Janine Moraes/PMC

Representantes do Grupo Komatsu se reuniram com a prefeita de Contagem para discutir a realização de operações no setor da mineração e construção civil no município

Durante esta última quarta-feira, (10/11), alguns representantes da diretoria do Grupo Komatsu se reuniram com a prefeita Marília Campos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, e o subsecretário de Trabalho e Renda, Antônio Lambertucci, para discutir sobre a instalação da companhia no município de Contagem. A iniciativa visa a realização de operações no setor da mineração e construção civil na região. 

Não deixe de ler essas notícias:

Companhia é referência no setor da mineração e construção civil e pretende se instalar no município de Contagem 

O Grupo Komatsu é um gigante no setor da mineração e construção civil no mercado global, sendo o segundo maior na produção de maquinários para essas áreas em todo o mundo. Além disso, ele lidera o segmento em diversos países do mundo e conta com cerca de 227 subsidiárias espalhadas por todo o mundo. Agora, eles discutem com a prefeita de Contagem para a instalação da companhia no município e o início das operações nos próximos anos no ramo da mineração e construção civil. 

O vice-presidente executivo do Grupo Komatsu, Guilherme Santos, comentou acerca da iniciativa das empresas e da previsão para os próximos períodos no segmento, afirmando que “o setor da mineração está passando por grandes transformações e busca tecnologias alinhadas à descarbonização. Atualmente, está em curso uma corrida por caminhões elétricos ou movidos a fontes mais limpas, por exemplo, hidrogênio”. Além disso, o executivo destacou que “em 2018, a Komatsu tinha 750 colaboradores. Atualmente, esse número está em 1500 e a expectativa, com a unidade de mineração, é no mínimo dobrar esse número de colaboradores”. 

O grupo já conta atualmente com outras instalações em algumas cidades pelo estado de Minas Gerais e no restante do país, mas pretende expandir ainda mais a sua presença no mercado nacional. O objetivo principal da empresa é conseguir o licenciamento para iniciar as obras até o mês de junho de 2022, para que o início das operações possa acontecer em até outubro de 2023. 

Instalação do Grupo Komatsu em Contagem será importante para crescimento para a mineração e construção civil 

O desenvolvimento da mineração e construção civil no município de Contagem é um dos principais objetivos da prefeitura para os próximos anos e, por isso, a prefeita do município irá acompanhar de perto o licenciamento para a chegada da companhia na região. Assim, a previsão é de que o grupo consiga iniciar as obras no período previsto e alinhe os seus objetivos com o que a prefeitura do local espera para a parceria. 

A prefeita de Contagem, Marília Campos, comentou acerca da importância da chegada da companhia no local e afirmou que “estamos buscando o equilíbrio. Queremos empreendimentos habitacionais que atendam a necessidade de moradia da nossa população, mas também estamos atraindo, principalmente, empresas como a Komatsu, cuja presença contribui com toda a cadeia produtiva do município. Não podemos nos tornar uma cidade de passagem, um município dormitório, mas retomar a nossa vocação histórica de uma cidade produtiva”.

Para a chegada do Grupo Komatsu em Contagem, será criado um comitê especial composto por representantes da empresa, do gabinete da prefeita e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano. Assim, a previsão é de um forte crescimento no ramo da mineração e construção civil no município para os próximos anos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos