Como funciona a construção civil no Brasil?

Construção civil no brasil

Saber como funciona construção civil no Brasil parece muito amplo né? E saiba, ele é!! Se você pesquisar sobre este setor, irá descobrir que a cadeia produtiva é mais longa do que parece.

O que é construção civil no Brasil? Qual sua origem? Quais segmentos estão atrelados a cadeia produtiva e como funciona a construção civil no Brasil? O setor de construção no Brasil está em recessão nos últimos anos. Isso ocorreu em parte como resultado da crise econômica e da operação de lavagem de carros em andamento, na qual líderes políticos e empresas de construção brasileiras foram investigados e posteriormente processados ​​por suborno e uso indevido de fundos públicos. 

O setor está agora em processo de recuperação, com o investimento estrangeiro e a atividade de construção em ascensão.

Sobre as etapas da construção civil

Projeto - construção civil

A classificação de grandes projetos em estágios de construção civil sempre foi antecipada, seja para construção independente ou conjunta. Para escalar o andamento da construção civil, todas as etapas do processo são tomadas como contratos individuais. 

Todos os contratos são continuados em padrões e cronogramas especiais. Para manter a qualidade do trabalho no processo de construção, a duração de cada etapa deve ser analisada e avaliada antes do início do processo. 

Similarmente, cada estágio da construção civil no Brasil deve ter seu próprio período de implementação. 

TIPOS DE TRABALHOS REALIZADOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Inegavelmente, as tarefas executadas na construção civil no Brasil incluem o planejamento, a criação e a manutenção da infraestrutura pública – basicamente tudo o que facilitará a vida das pessoas. Esses incluem:

  • Contato com governos, clientes e outros profissionais;
  • Estudo, avaliação e investigação do terreno e dos locais de construção adequados para a possível criação de infraestrutura;
  • Aderir às diretrizes criadas pelo governo, órgãos locais e clientes ao planejar, criar e manter a infraestrutura;
  • Criação de planos de infraestrutura e aprovação destes por órgãos governamentais e autoridades locais;
  • Criar estimativas de custo e contratos;
  • Licitação e contratação de empreiteiros;
  • Supervisionar e monitorar a construção da infraestrutura para garantir que ela corresponda ao plano.

Construção sustentável e seus benefícios no Brasil

Construção civil no brasil

O Conceito de Construção Sustentável nos remete a um conjunto de metodologias e produtos adotados antes, durante e após os trabalhos de construção, para que o empreendimento não agrida o meio ambiente, proporcione um uso racional de energia e recursos naturais e promova uma melhora na qualidade de vida dos usuários.

Outrossim, entre seus benefícios estão redução do consumo de energia durante a fase de produção de materiais ou construção do empreendimento; otimização no uso dos insumos; diminuição expressiva da geração de resíduos sólidos e reciclagem desses resíduos; redução dos custos de manutenção do empreendimento; redução do impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente e sobre as comunidades vizinhas aos empreendimentos; entre outras contribuições.

Papel dos Engenheiros Civis no Brasil


Similarmente, engenheiros civis são as pessoas responsáveis ​​pelo gerenciamento dos projetos de construção. Eles são responsáveis ​​por fazer o design do projeto ao qual foram designados, seja um projeto de transporte, um projeto de sistema de água ou esgoto ou mais. Eles planejam, projetam e testam as estruturas antes de estarem prontas para serem usadas pelo público. 

Por fim, o trabalho começa com a criação de desenhos arquitetônicos, a escolha do material para o projeto e o trabalho no design. Eles não precisam apenas pensar na estrutura, mas também em como a estrutura do projeto afetará o ambiente. Eles precisam produzir uma estrutura econômica, segura e ambientalmente estável para um projeto específico.

Os engenheiros civis podem escolher os campos de engenheiros municipais, engenheiro civil chefe, engenheiros estruturais, engenheiros de construção, engenheiros de distribuição de água ou mesmo engenheiros de transporte como área de especialização. 

Similarmente, esses engenheiros também são obrigados a lidar com algumas atividades relacionadas à preparação do local. Isso inclui escavação, classificação de grandes projetos ou mesmo movimentação de terra. 

Eles também precisam avaliar e monitorar os projetos. Eles também são responsáveis ​​por garantir a qualidade dos materiais e estruturas do projeto.

Oportunidades de emprego em construção civil e engenharia em solo brasileiro



Inegavelmente, os mercados nacionais são inundados com oportunidades de emprego para engenheiros civis, pedreiros, mestres de obra, ajudante de pedreiro e muito mais. 

Às vezes, o trabalho que esses engenheiros precisam realizar não se limita a ambientes fechados; geralmente eles precisam passar um tempo nos canteiros de obras para monitorar as operações e resolver problemas relacionados ao projeto. 

Eles geralmente precisam trabalhar em período integral e, às vezes, precisam trabalhar por horas extras apenas para garantir que os requisitos do projeto sejam atendidos.

Como funciona a Construção Civil no Brasil?

Construção civil no brasil

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil.

A execução das obras exigem uma variedade de competências e profissionais de diversas áreas, incluindo engenheiro civil, arquiteto, mestre de obras, diversos técnicos e outras profissões.

Desse modo. as obras de construção civil devem ser previamente aprovadas pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.

Entidades

Existem várias agências, órgãos governamentais e associações envolvidas em uma construção. As mais conhecidas são:

Essas instituições servem para ajudar a fiscalizar e regular as obras e as condições de trabalho para que garantir a integridade e segurança das estruturas e a salvaguarda da vida humana.

Legislação

Devido a complexidade de execução e envolvimento de várias pessoas e instituições, diversas normas foram criadas para assegurar os interesses e segurança física e financeira de todos envolvidos. Essas são:

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

A ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos que é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). A ABNT também atua na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.

NR – Norma Regulamentadora

As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador.

Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram aprovadas pela Portaria N.° 3.214, 8 de junho de 1978, são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT e são periodicamente revisadas pelo Ministério do Trabalho (MTE).

As NRs impõem os requisitos mínimos para capacitação dos trabalhadores que vão exigir cada tarefa. Por exemplo, caso um colaborador precise executar trabalho acima de 2 metros de altura, ele deverá se capacitar no treinamento de trabalho em altura da NR-35. As qualificações exigidas para cada função pode ser encontrado na página de cursos para construção trabalhar em civil.

Qualificação Profissional

Construção civil no brasil

Investir em qualificação será mais importante do nunca. Com a redução de orçamento as empresas precisam focar em produtividade para se manterem competitivas.

Funcionários qualificados são mais eficientes e mais produtivos. A tendência é que as empresas foquem em contratar funcionários com mais experiência de mercado e mais qualificações para que possa atingir o resultado final mais rápido e com maior qualidade.

Além disso, candidatos que já estejam qualificados custam menos para a empresa e podem começar a trabalhar imediatamente.  Gostou dessa matéria? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais.

A vendas de imóveis

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o número de contratos para aquisição de imóveis residenciais avançou 9,7% nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período de 2018.

Como resultado, entre janeiro e março de 2019 foram vendidos cerca de 28,7 mil imóveis, contra 26,1 mil de janeiro a março do ano anterior. E quando se fala em lançamentos, os números apontam crescimento de 4,2% no primeiro trimestre, com cerca de 14,7 mil unidades em todo o país.

O mercado de imóveis populares

Hand holding door key with house shape on blue wooden background.

Mas o mercado da construção civil de imóveis populares não fica de fora desse crescimento. Construtoras do segmento indicam que os lançamentos cresceram 35,9% no primeiro trimestre na comparação com igual intervalo do ano passado. De janeiro a março, as vendas aumentaram 6%, para R$ 1,309 bilhão.

Essas mesmas empresas estão otimistas e planejam mais lançamentos para este ano do que no ano de 2018. Elas reconhecem que o ano não começou tão bem quanto esperavam, mas acreditam que estão em um cenário de crescimento.

Venda de material de construção e geração de empregos 

Acompanhado o crescimento do mercado da construção civil, as vendas de cimento também voltaram a crescer. Somente em abril deste ano, foram comercializadas 4,4 milhões de toneladas de cimento.

Outro dado interessante  do setor diz respeito a geração de empregos. Mesmo abaixo das expectativas, o número de postos de trabalho na construção civil brasileira subiu 1,02% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2018.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags: