Início Inovação para construção civil brasileira: Belgo Bekaert apresenta tecnologia geotécnica inédita

Inovação para construção civil brasileira: Belgo Bekaert apresenta tecnologia geotécnica inédita

25 de agosto de 2022 às 15:28
Compartilhe
Siga-nos no Google News
tecnologia geotécnica
Tecnologia geotécnica (Reprodução: divulgação)

A Belgo Bekaert, uma empresa que atua na transformação de arames de lança, inaugura durante essa semana a primeira linha de gabiões nacionais de malha isolada, sendo uma tecnologia geotécnica inédita em outros países e que terá seu lançamento agora na América Latina.

Sendo assim, o lançamento ocorrerá durante o XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – COBRAMSEG 2022, que será realizado entre os dias 24 a 26 de agosto, na cidade de Campinas, São Paulo.

Neste sentido, o Diretor de Inovação e Digital da Belgo Bekaert, André Ghion, apontou que a empresa está trazendo para o mercado braisleiro uma nova linha de soluções, entre elas, dois gabiões que tem tecnologia geotecnica inédita, bastante prática quando comparada ao produto tradicional, e que irá proporcionar diversos ganhos de desempenho e durabilidade na obra, além de um maior conforto para os gabionistas.

A nova linha foi nomeada easyworks, e é composta pelos gabiões easy S e monotecR, fruto de dois anos de estudos e pesquisas para a equipe de desenvolvimento da Belgo Geotech. Durante o seu desenvolvimento, o tipo de especialistas em geotecnia da empresa fez imersões em uma planta da Bekaert especializada em gabiões soldados, situados na República Tcheca, e procurou outros referenciais na Alemanha, que é um dos grandes polos mundiais em tecnologia para este mercado.

O nome easyworks foi escolhido por remeter a principal característica dos produtos, que busca oferecer estruturas modulares de fácil montagem com alta performance, unidas por diversas conexões inteligentes que permitem o aproveitamento de partes constituintes de  uma caixa adjacente, garantindo que toda a estrutura esteja devidamente solidarizada.

Tecnologia geotécnica inédita da Belgo Bekaert possui grande utilidade prática e estética

Posteriormente, o gerente da Belgo Geotech, Emerson Ananias, afirmou que a estrutura de fácil montagem garante a padronização dos processos construtivos e, dessa forma, também contribui para uma maior produtividade e sustentabilidade nas obras. Por outro lado, os produtos também proporcionam 50% mais resistências quando comparados a um gabião tradicional de dupla torção, pois emprega ações com resistência na faixa de 550 a 700 MPa, além de serem revestidos com a liga Bezinal 5000, bastante resistente a corrosão.

Diferente da linha em gabião tradicional, que possui um processo construtivo laborioso, que exige trançamento manuel, além de demandar espaço de montagem no canteiro de obra, os novos países eletrosoldados são facilmente transformados em caixas de gabiões com enorme rigidez estrutural e resistência mecânica diferenciada. Sendo assim, os gabiões fabricados em malhada soldada tem o acabamento diferenciado e ampliam as opções de uso em concreto armado. Logo, é comum que sua aplicação em obras geotécnicas tenha a característica de conferir maior qualidade estética e arquitetônica ao projeto.

Para finalizar, Analias aponta que, devido a sua estrutura de simples colocação de pedras em cestos armados, a tecnologia é totalmente frenante, além de ajudar no controle da erosão e possibilitar mais harmonia com o meio ambiente. Além disso, o seu comportamento estrutural é bem flexível devido porque ela se acomoda às variações de terreno e, eventualmente, dependendo da pedra usada, também tem um aspecto estético criativo e exclusivo.

Conheça mais sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é uma empresa industrial da Bélgica especializada na transformação de metais e materiais avançados e revestimentos. A empresa foi fundada em 1880 e está presente em mais de 120 países pelo mundo. Hoje, a empresa possui três divisões: produtos avançados de arame, materiais avançados e revestimentos avançados.

Atualmente, a empresa  integrou ao seu plano estratégico a missão de unir novas tecnologias com soluções sustentáveis, trazendo inovação para a sua cadeia produtiva e expandindo os seus negócios, o que inclui a América Latina.

Leia mais: Emprego na Rottas Construtora e Incorporadora, empresa referência na construção civil, abriu vagas para Almoxarife e Assistente Administrativo de Obra no Sul do Brasil; confira oportunidades!

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes