Início Arquiteto ou Engenheiro Civil: Quem escolher na hora de começar um projeto de construção?

Arquiteto ou Engenheiro Civil: Quem escolher na hora de começar um projeto de construção?

28 de agosto de 2022 às 19:17
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Arquiteto ou Engenheiro Civil
Arquiteto ou Engenheiro Civil (Reprodução: divulgação)

Quando pensamos em fazer alguma construção, muitos são os questionamento sobre como proceder com a obra. Em geral, o barato pode sair muito caro, por isso, contratar os profissionais adequados para essa missão é de suma importância. Neste sentido, muitas pessoas perguntam: precisa contratar um arquiteto ou engenheiro civil para a minha obra?

Em geral, muitas pessoas ainda ficam perdidas quando o assunto é qual dos dois profissionais é o responsável por construir. Sendo assim, é importante saber que ambos possuem a sua importância no processo, pois cada um deles é responsável por uma parte importante do planejamento.

Neste sentido, trouxemos este artigo que vai mostrar como funciona a atuação de cada um deles, e qual é o profissional essencial para escolher quando você for começar um projeto de construção. Será o engenheiro civil? Será o arquiteto? É uma dúvida muito comum para muitos brasileiros, por isso, confira quais são as funções atribuídas a cada um deles.

Como é a atuação de um arquiteto?

Basicamente, o profissional arquiteto é responsável por planejar os espaços, as formas e a funcionalidade de uma futura construção, pensando além do que está na estética da construção. Dessa forma, ao elaborar o projeto da obra, ele deve avaliar qual a melhor forma de aproveitar toda a área disponível de acordo com a vontade e a necessidade dos compradores. 

Sendo assim, para executar o projeto técnico, ou a planta de construção, o arquiteto deverá observar

  • O design interno e externo da casa;
  • O aproveitamento correto da iluminação e ventilação natural da residência;
  • A distribuição adequada dos cômodos;
  • O acompanhamento da execução da construção, interferindo e corrigindo quando necessário, adquirindo a mão de obra e comprando os materiais necessários.

Para que isso, é claro, é necessário seguir todas as normas criteriosas dos órgãos regulamentadores, como o CAU, que interfere em questões de segurança, acessibilidade e salubridade.

Quais são as funções do Engenheiro Civil?

Enquanto o arquiteto é responsável pelo planejamento do espaço, as formas e a funcionalidade, a atribuição do engenheiro civil contempla um envolvimento maior com a parte estrutural e as técnicas construtivas da obra. Sendo assim, ele avalia como executar o que o arquiteto planejou com segurança e confiança.

Entre as principais funções de um engenheiro civil, pode-se citar:

  • Avaliar a capacidade de suporte do solo para a construção;
  • Definir a estrutura da fundação, como pilares, sapatas, vigas e a laje;
  • Definir o material necessário a ser utilizado na obra;
  • Determinar quais são os projetos hidráulicos, elétricos e sanitários.

Engenheiro civil ou Arquiteto: Qual é necessário contratar?

Para começar, é necessário falar que o engenheiro civil  deve oferecer informações sobre o terreno, por exemplo, sempre observando características físicas e estruturais do projeto, para garantir a execução correta da mão de obra, sempre com segurança.

Por outro lado, o arquiteto é responsável por desenvolver o projeto arquitetônico, ou seja, ele irá ensinar toda a construção, antes de ser realizada. Basicamente, o arquiteto define como serão as medidas do projeto, como será a complementar da mão de obra, entre outras coisas;

Como ambas as funções são complementares, podemos dizer que ambas são importantes para a obra. Isso porque o engenheiro é responsável pela questão estrutural da obra, enquanto o arquiteto vê a parte humana do projeto, agregando maior valor à construção.

Sendo assim, o espaço da obra é melhor utilizado, já que os ambientes ficam harmônicos. Dessa forma, há menos chances de erros e maior conforto para os moradores, geralmente, quando os dois profissionais trabalham em conjunto na obra.

Por fim, podemos dizer que a melhor indicação é contratar o arquiteto para fazer o projeto arquitetônico, enquanto o engenheiro civil deverá ser contratado para desenvolver o projeto estrutural, exceto em pequenas reformas, quando apenas o arquiteto pode ser contratado.

Leia mais: Como definir o público-alvo na Engenharia Civil?

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes