Início Como definir o público-alvo na Engenharia Civil?

Como definir o público-alvo na Engenharia Civil?

28 de agosto de 2022 às 19:13
Compartilhe
Siga-nos no Google News
público-alvo na Engenharia Civil
Público-alvo na Engenharia Civil (Reprodução: divulgação)

Primeiramente, podemos dizer que o público-alvo na engenharia civil é um dos fatores primordiais para que uma empresa tenha sucesso. Hoje, conhecer quem consome os seus produtos ou serviços é fundamental para direcionar o seu negócio e, dessa forma, podemos dizer que com a engenharia civil não é diferente.

Embora tenha uma natureza diferente na prestação de serviços ou fornecimento de produtos, a engenharia civil tem demonstrado interesse em se atualizar, digitando as suas funções ou serviços para atrair um público diferenciado, que muitas vezes foi considerado “engessado” para esse tipo de inovação. Entretanto, assim como em muitas empresas, os profissionais da engenharia civil perceberam a necessidade de vender o seu produto e, para isso, sabem da importância da divulgação e das mídias para isso. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o público-alvo e criar ações destinadas a ele.

Como definir o público alvo na Engenharia Civil?

Para começar, é necessário entender que, embora forneça um serviço diferenciado, as empresas da construção civil não devem deixar os meios tradicionais de lado na hora da sua divulgação. Em suma, é necessário que ambas as mídias estejam alinhadas para divulgação, sendo elas:

Mídias Online

Mídias online como Instagram, Facebook, Marketplace, Linkedin, entre muitas outras, é a melhor maneira de divulgar a atuação de uma empresa e, a partir delas, é possível conhecer as necessidades da audiência e divulgar as ações para pessoas distantes da realidade da construção civil.

Mídias Tradicionais

Mídias como jornal impresso, TV, outdoors, banners, folhetos, entre muitos outros, não devem ser descartados das estratégias de marketing, embora possam soar obsoletos. Neste sentido, muitos consumidores da construção civil ainda utilizam esses meios, que devem conter mensagens adaptadas para melhor compreensão.

Basicamente, para que uma empresa encontre o seu público-alvo, é necessário encontrar algumas informações sobre eles, tais como:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Dores e necessidades;
  • Desejos.

Quando analisamos esses dados, conseguimos ver algumas dores dos possíveis clientes. No setor de construção civil, muitas pessoas se sentem distante dessa realidade, portanto, esse tipo de ação pode descobrir formas mais eficazes para criar ações destinadas ao público leigo no setor.

Como as pessoas conseguem encontrar uma empresa de engenharia civil?

Geralmente, algumas pessoas podem sentir a necessidade de contratar um engenheiro civil, mas, não sabem como nem onde fazer isso. Portanto, é necessário que a engenharia civil faça pesquisas de campo, sempre identificando características comuns entre os possíveis clientes.

Neste sentido, é observado que boa parte do público possui acima dos 25 anos, e uma vida financeira estável. Dessa forma, é um passo para conseguir a segmentação, que é o fato primordial para ter sucesso com ações de marketing na construção civil. Basicamente, não faz sentido gastar verba com pessoas que não irão consumir serviços ou produtos de uma empresa de engenharia civil. Por isso, tenha em mente que a segmentação de público é fundamental, pois a empresa fará ações de marketing mais direcionadas e efetivas.

Um erro comum para muitos profissionais da Engenharia Civil

Para começar, é necessário dizer que o conteúdo é quem define a sua audiência. Sendo assim, quando uma empresa não passa a mensagem correta, o público pode não estar sendo atingido corretamente. Desta forma, um erro comum no marketing da engenharia civil é criar ações para pessoas que não são do ramo.

Dessa forma, criar conteúdos muito técnicos, com notícias e textos que não atraem o público segmentando, ou até mesmo o público geral, é uma forma de atrair somente outros profissionais do ramo, como engenheiros. Por isso, o seu público não tem interesse em ler conteúdos técnicos voltados para profissionais do setor. Por fim, é necessário que os seus conteúdos sejam relevantes, mas com uma linguagem adaptada para pessoas que não são do setor da engenharia civil. Além de atrair um maior público, você ainda conseguirá descobrir as necessidades do seu cliente, otimizando a sua busca por um público-alvo ideal.

Leia mais: Prêmio Master Imobiliário é marcado por sustentabilidade e inovação na sua 28º edição

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes