1. Início
  2. / Noticias
  3. / Construção civil: Procura por construções sustentáveis cresce no mercado do Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Construção civil: Procura por construções sustentáveis cresce no mercado do Brasil

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 22/11/2021 às 13:29
Especialistas comentam acerca da sustentabilidade no setor da construção civil e afirmam que o segmento vem crescendo bastante no mercado de Obras e Construções
Especialistas comentam acerca da sustentabilidade no setor da construção civil e afirmam que o segmento vem crescendo bastante no mercado de Obras e Construções. Fonte: DINO

Especialistas comentam acerca da sustentabilidade no setor da construção civil e afirmam que o segmento vem crescendo bastante no mercado de Obras e Construções

A preocupação com os impactos ambientais está cada vez mais presente no cenário mundial e a construção civil no Brasil vem acompanhando essa onda. Nesta última segunda-feira, (21/11), alguns especialistas comentaram acerca do tema e como a procura por construções com mais sustentabilidade é cada vez mais recorrente no mercado de obras no Brasil, impulsionando a atenção e os investimentos nesse segmento no cenário nacional. 

Não deixe de ler:

Sustentabilidade atrelada à construção civil pode trazer resultados eficientes contra os impactos ao meio ambiente 

A indústria da construção civil é, por natureza, uma das que mais consomem matéria-prima e recursos naturais em seus projetos, o que impacta de forma mais agressiva o meio ambiente. Pensando nisso, o setor vem se reinventando nos últimos anos e está cada vez mais preocupado em atrelar a sustentabilidade às obras que são realizadas diariamente em todo o Brasil. Assim, a busca por construções sustentáveis no mercado está crescendo de maneira significativa e pode ser um grande avanço do setor para um futuro mais ecológico.

O engenheiro especialista em inovações em construção sustentável, Fernando Augusto Keller Silva, comentou acerca do crescimento da prática no Brasil e em relação à importância de unir a sustentabilidade ao setor da construção civil, destacando que “Embora muitos setores diferentes da economia estejam fazendo o que podem para adotar práticas sustentáveis, o setor da construção é único porque tem a chance de afetar significativamente a forma como essas práticas são aplicadas. Isso se deve à grande quantidade de materiais e energia que a indústria utiliza”.

De acordo com a Escola de Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos, os projetos do setor da construção civil em países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) usam 25-40% da energia total, 30% das matérias-primas, 30-40% das emissões globais de gases de efeito estufa e 30-40% da geração de resíduos sólidos. Assim, a busca pela união da sustentabilidade às obras da construção civil é uma forma de evitar que esses impactos ambientais se agravem com o tempo. 

Sustentabilidade na construção civil vai muito além das operações nas obras e construções, segundo especialistas

Ao contrário do que muitos pensam, a sustentabilidade na construção civil não termina assim que a obra é finalizada, mas deve seguir como um princípio básico para a manutenção do edifício. Assim, a tecnologia vem como uma grande aliada nessa tarefa, auxiliando em diversas práticas que podem ser adotadas após a finalização da obra, como o isolamento adequado para evitar perda de calor, painéis solares para reduzir o consumo de energia e materiais de construção com longa vida útil.

Keller Silva ainda comentou acerca de como a construção com sustentabilidade pode estar presente no dia a dia das pessoas, afirmando que “casas e prédios construídos com garrafas pet, containers se tornando moradias e escritórios, reciclagem de lixo para a fabricação de tijolos e acabamentos em geral, implantação de fontes de energia limpa como a energia solar, e muito mais… isso é a essência da construção sustentável que acredito que será a construção do futuro”.

O resultado da discussão acerca da sustentabilidade no setor de obras de construção civil já é facilmente visto e, Segundo o CREA-SP, no Brasil, a procura por projetos de construção sustentável teve um crescimento de 25,7% no ano de 2020, em comparação a 2019. O que se espera agora é que o segmento cresça ainda mais no mercado nacional nos próximos anos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos