Especialistas comentam acerca da sustentabilidade no setor da construção civil e afirmam que o segmento vem crescendo bastante no mercado de Obras e Construções
A preocupação com os impactos ambientais está cada vez mais presente no cenário mundial e a construção civil no Brasil vem acompanhando essa onda. Nesta última segunda-feira, (21/11), alguns especialistas comentaram acerca do tema e como a procura por construções com mais sustentabilidade é cada vez mais recorrente no mercado de obras no Brasil, impulsionando a atenção e os investimentos nesse segmento no cenário nacional.
Não deixe de ler:
Sustentabilidade atrelada à construção civil pode trazer resultados eficientes contra os impactos ao meio ambiente
A indústria da construção civil é, por natureza, uma das que mais consomem matéria-prima e recursos naturais em seus projetos, o que impacta de forma mais agressiva o meio ambiente. Pensando nisso, o setor vem se reinventando nos últimos anos e está cada vez mais preocupado em atrelar a sustentabilidade às obras que são realizadas diariamente em todo o Brasil. Assim, a busca por construções sustentáveis no mercado está crescendo de maneira significativa e pode ser um grande avanço do setor para um futuro mais ecológico.
O engenheiro especialista em inovações em construção sustentável, Fernando Augusto Keller Silva, comentou acerca do crescimento da prática no Brasil e em relação à importância de unir a sustentabilidade ao setor da construção civil, destacando que “Embora muitos setores diferentes da economia estejam fazendo o que podem para adotar práticas sustentáveis, o setor da construção é único porque tem a chance de afetar significativamente a forma como essas práticas são aplicadas. Isso se deve à grande quantidade de materiais e energia que a indústria utiliza”.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
De acordo com a Escola de Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos, os projetos do setor da construção civil em países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) usam 25-40% da energia total, 30% das matérias-primas, 30-40% das emissões globais de gases de efeito estufa e 30-40% da geração de resíduos sólidos. Assim, a busca pela união da sustentabilidade às obras da construção civil é uma forma de evitar que esses impactos ambientais se agravem com o tempo.
Sustentabilidade na construção civil vai muito além das operações nas obras e construções, segundo especialistas
Ao contrário do que muitos pensam, a sustentabilidade na construção civil não termina assim que a obra é finalizada, mas deve seguir como um princípio básico para a manutenção do edifício. Assim, a tecnologia vem como uma grande aliada nessa tarefa, auxiliando em diversas práticas que podem ser adotadas após a finalização da obra, como o isolamento adequado para evitar perda de calor, painéis solares para reduzir o consumo de energia e materiais de construção com longa vida útil.
Keller Silva ainda comentou acerca de como a construção com sustentabilidade pode estar presente no dia a dia das pessoas, afirmando que “casas e prédios construídos com garrafas pet, containers se tornando moradias e escritórios, reciclagem de lixo para a fabricação de tijolos e acabamentos em geral, implantação de fontes de energia limpa como a energia solar, e muito mais… isso é a essência da construção sustentável que acredito que será a construção do futuro”.
O resultado da discussão acerca da sustentabilidade no setor de obras de construção civil já é facilmente visto e, Segundo o CREA-SP, no Brasil, a procura por projetos de construção sustentável teve um crescimento de 25,7% no ano de 2020, em comparação a 2019. O que se espera agora é que o segmento cresça ainda mais no mercado nacional nos próximos anos.