As fachadas ventiladas são a nova aposta de inovação para o setor da construção civil, trazendo benefícios como economia, redução de perda de materiais e mais conforto térmico nas construções
Durante esta última segunda-feira, (14/02), os representantes da Concretur Construtora comentaram acerca da nova inovação dentro do setor da construção civil, as fachadas ventiladas. Esse tipo de revestimento conta com um sistema diferenciado que traz inúmeros benefícios para a economia nos gastos, redução na perda de materiais e torna os ambientes mais confortáveis termicamente, sendo ideais para qualquer tipo de construções realizadas no segmento.
Veja também:
Concretur Construtora inova ao utilizar fachadas ventiladas nas suas construções e aproveitam benefícios do sistema nas obras do setor
O setor da construção civil é um dos que mais crescem todos os anos e, apesar disso, não inova tanto nas operações em relação aos outros segmentos. Assim, a Concretur Construtora está trabalhando com a mais nova inovação em termos de economia e redução na perda de materiais, as fachadas ventiladas. Esses sistemas agora ganham destaque em grandes centros do país e chegam à região como uma opção versátil que alia benefícios econômicos e técnicos.
Ao contrário do que acontece com o sistema tradicional de fachadas, que utilizam a argamassa no processo de construção, as fachadas ventiladas contam com a aplicação de placas de revestimento (porcelanato, pedra, vidro ou superfícies metálicas) por meio de perfis metálicos e/ou dispositivos de fixação em concreto. Com isso, elas conseguem se tornar cada vez mais versáteis para os edifícios e trazer uma série de vantagens a longo prazo para as construções, além de garantir que menos materiais sejam perdidos durante a sua aplicação.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
O diretor geral da Concretur Construtora, Cristiano Marques, comentou sobre a inovação dentro do setor e destacou que “Entre a parede da fachada e as placas do revestimento, uma cavidade com média de 8 a 12 centímetros permite uma maior circulação de ar, fazendo com que o ar quente suba e dê espaço para um vento mais fresco. Esse efeito chaminé resulta em uma temperatura bem mais amena do que uma parede revestida com cerâmica assentada ou pintura, por exemplo. Em relação às ações do tempo, é pela questão de desgaste da fachada em relação aos outros métodos. Na ventilada não temos desgaste com o tempo, nem exposição a altas temperaturas e chuva como nas fachadas convencionais.”.
Saiba quais são os benefícios das fachadas ventiladas para a economia na construção e na perda de materiais dentro das obras
Entre os diversos benefícios que esse tipo de sistema traz às construções que o utilizam está o conforto térmico, já que ele permite a passagem de ar para o interior. Assim, esse fator leva à redução do consumo de energia com ar-condicionado, estimada em até 30% nas contas de luz, segundo testes da Wandegar, empresa desenvolvedora do sistema. Além disso, o sistema previne problemas (patologias) que afetam os edifícios construídos com revestimentos tradicionais com o passar dos anos, em razão da proteção contra radiação.
O desgaste ao longo do tempo também é bem menor em comparação aos outros sistemas e as fachadas ventiladas conseguem suportar ventos de até 360km/h, garantindo assim uma maior segurança para as construções. Além disso, a facilidade na montagem e manutenção desse tipo de placa também é um grande destaque entre os pontos positivos dessa inovação na construção civil.
Por fim, o sistema de fachada ventilada pode ser concluído em oito meses, sem desperdício de materiais, comum nos métodos tradicionais de revestimento, que acabam demandando muito mais tempo para a finalização e consomem bem mais materiais, além de causar mais impactos ao meio ambiente no processo.