A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Agência do Trabalhador, anunciou que está intermediando a contratação de trabalhadores para atuar em diversos setores da construção civil, em parceria com a Maltaria Campos Gerais, situada em Ponta Grossa.
Neste contexto, na última quinta-feira (14), a Prefeitura abriu um processo seletivo dos seguintes profissionais, que devem possuir um ano de experiência comprovada. Caso aprovados no processo seletivo, estima-se que a contratação seja imediata. Entre as vagas ofertadas, estão:
- Montador de andaime (23 Vagas)
- Servente (10 Vagas)
- Carpinteiro (10 Vagas)
Aos candidatos interessados em retomar sua atuação na construção civil e concorrer às vagas, devem comparecer na Agência do Trabalhador, portando documentos pessoais e um currículo atualizado. Para ter acesso à Agência do Trabalhador, o endereço é Dr. Colares, 394, Centro.
Construção civil cresce e aumento de vagas é realidade no país
A iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa adentra uma nova realidade no Brasil: o crescimento do setor da construção. Isso porque, apesar do cenário de inflação e da alta de juros, dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) apontaram que o setor deverá crescer entre 2,5% até o fim de 2022.
- Cataguá Soluções Imobiliárias está com novas vagas de emprego nas áreas de construção civil, tecnologia e administração, oportunidades para servente de obra, assistente financeiro, coordenador de projetos e mais
- Even More Construtora anuncia 33 vagas de emprego em diversos setores, oportunidades para corretor, consultor, vendedor e mais
- PATRIANI líder no mercado imobiliário abre 34 vagas de emprego em vários setores, oportunidades para engenheiro, analista contábil, instalador e mais
- Victa Engenharia, construtora do estado do Ceará, abre novas vagas de emprego, as oportunidades são para assistente de crédito imobiliário, assistente de engenharia, auxiliar admistrativo e mais
Caso ocorra, esse desempenho marcará o segundo ano consecutivo de crescimento no setor, algo inédito desde 2013. Sobre a boa expectativa de crescimento da construção civil, a Cbic declarou: “O ciclo de negócios no mercado imobiliário iniciado no segundo semestre de 2020, continua produzindo resultados positivos”. Além disso, ela acredita que fatores como o avanço da vacinação contra o Covid-19 e a retomada da economia, contribuem para aumentar a lucratividade do ramo.
Ainda conforme os dados da Cbic, o indicador de nível de atividade na construção civil atingiu 51,3 pontos em março, melhor patamar desde outubro do ano passado. Dessa forma, os dados apontam que o setor encerrou o primeiro trimestre do ano com crescimento nas suas atividades.
Além disso, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) levantados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que somente no primeiro trimestre do ano, 100.674 novos postos formais de trabalho foram gerados no setor de construção civil no país. O resultado foi superior ao mesmo período de 2021 que, gradualmente, já apresentava aceleração conforme a economia.
Construção civil supera desafios e retoma o seu crescimento
Apesar dos desafios que a construção civil sofreu nos últimos dois anos, o número de empregados com carteira assinada cresceu de 1,926 milhões em Junho de 2022 para 2,428 milhões em Abril deste ano. Conforme as atividades econômicas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor da construção civil foi o segundo que mais gerou oportunidades de emprego formais em 2022, especialmente por ter sido impulsionado pelo aumento no setor de serviços, como comunicação e imobiliárias.
Dessa forma, o crescimento de novas vagas representa 15% do total de novos empregos gerados no Brasil até agora. Segundo o diretor de mercado da Globaltec, o número representa a estabilidade do setor. Sobre isso, ele comentou: “As empresas estão buscando inovações com foco na automação de processos e redução de custo. Assim, o mercado de construção civil tem força para impulsionar a economia e levar adiante novas soluções,”.
É mulher e quer trabalhar na construção civil? DF tem cursos gratuitos.
Além disso, conforme a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC) estima-se que a cada R$1 milhão de novos investimentos, o setor da construção civil gera 18,31 postos de trabalho – diretos, indiretos e induzidos. Dessa forma, podemos concluir que a possibilidade do setor gerar novos empregos está atrelada com os investimentos feitos no passado.
A Globaltec, famosa fornecedora de soluções tecnológicas, que atua na construção civil há mais de 25 anos, é um exemplo do avanço do setor imobiliário e da construção civil, e prevê a contratação de 35 novos postos de trabalho para o segundo semestre deste ano.