O Senai está com um novo projeto na cidade de Itapema voltado para o setor da construção civil, com cursos profissionalizantes gratuitos sendo oferecidos para os moradores da região
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, também conhecido como Senai, se uniu à prefeitura de Itapema para desenvolver um projeto voltado para o setor da construção civil. A cidade irá receber cursos profissionalizantes gratuitos que irão iniciar na próxima terça-feira, (01/02), e já estão com inscrições abertas para os moradores interessados em se aperfeiçoar nesse segmento.
Não deixe de conferir outras notícias relacionadas:
Senai irá oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores de Itapema se aperfeiçoarem na construção civil durante o mês de fevereiro
Visando o desenvolvimento da mão de obra no setor da construção civil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, mais conhecido como Senai, se juntou à prefeitura de Itapema para desenvolver um projeto de cursos profissionalizantes. Assim, o órgão irá ministrar aulas gratuitas para os moradores da região conseguirem se aperfeiçoar cada vez mais nesse segmento e encontrar novas oportunidades de trabalho dentro dessa área, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico da região.
O projeto está sendo chamado de Escola Móvel na região e contará com com tendas, contêineres e carretas adaptadas para o funcionamento de laboratórios e oficinas, contando com secretaria, salas de aula com kits didáticos móveis e banheiros. Assim, as carretas estão sendo adaptadas para que os professores possam realizar atividades e oficinas voltadas para o setor da construção civil. Além disso, os alunos que realizarem as inscrições receberão, ao fim do curso, um certificado emitido pelo próprio Senai.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
A coordenadora de educação profissional na Foz do Rio Itajaí, Fabiana Cerato, ressaltou a relevância desse tipo de projeto para a capacitação dos moradores da região encontrarem novas oportunidades de emprego no setor. A executiva destacou também que “estar próximo das comunidades com formação é pensar no desenvolvimento local. Sendo assim, a qualificação profissional atrai indústrias e melhora a economia da região. Em Itapema teremos profissionais com formação e prontos para o mercado de trabalho após o curso”.
Saiba como funcionarão as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos no setor da construção civil disponibilizados pelo Senai
O projeto do Senai e da prefeitura de Itapema, conhecido como a Escola Móvel, irá funcionar na Rua 406-B1, esquina com a Rua 410, no Bairro Morretes e atenderá 22 turmas. Além disso, o período de início será no dia 01 de fevereiro de 2022 e as aulas seguirão até o dia 30 de abril de 2022, com horários de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 22h30 (horários vespertino e noturno) e aos sábados, das 8h30 às 17h30 (horários matutino e vespertino), procurando atender a um público maior e oferecer mais acessibilidade de horários.
Os cursos que serão ofertados incluem assentador de revestimento cerâmico e porcelanato, orçamentista; ajudante de pintor, assentador cerâmico, eletricista residencial, eletricista predial, gerente de obras, pedreiro de alvenaria, leitura de projeto, qualidade de atendimento e vendas. Com isso, o projeto tem como objetivo a capacitação dos moradores da cidade e região para projetos futuros no setor da construção civil.
Por fim, as inscrições para os cursos voltados para a construção civil já estão abertas e devem ser realizadas na Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico de Itapema, que está localizada na Avenida João Francisco Pio, no Bairro Canto da Praia e funciona das 9h às 17h. Os documentos necessários e requisitos para as inscrições incluem Identidade, CPF, comprovante de residência, holerite (se houver), CTPS, além de ser necessário residir na região, ter idade mínima de 16 anos e renda de até três salários mínimos.