A parceria entre a Semtas e a loja de materiais Ferreira Costa já está acontecendo e o curso profissionalizante para o setor da Construção Civil está sendo um grande sucesso na região de Natal
Durante esta última segunda-feira, (21/03), o curso profissionalizante da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceria com a loja de materiais Ferreira Costa foi iniciado na região de Natal. O objetivo do projeto é garantir uma capacitação maior para os trabalhadores do setor da Construção Civil conseguirem ingressar no mercado com um conhecimento maior e possam alcançar novas oportunidades de emprego dentro do segmento.
Não deixe de conferir:
Curso profissionalizante da Semtas em parceria com a loja de materiais Ferreira Costa é iniciado e diversos alunos de Natal aproveitam a oportunidade dos órgãos
O setor da construção civil é um dos maiores dentro do mercado de trabalho do Brasil e garante uma boa contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país, uma vez que oferece oportunidades de empregos diariamente e consegue realizar uma ótima circulação de capital. No entanto, um problema muito comum dentro do segmento ainda é a falta de capacitação dos trabalhadores, principalmente aqueles que estão ingressando no segmento e ainda não possuem uma qualificação adequada.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
Assim, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com a loja de materiais Ferreira Costa, iniciou um novo projeto para a disponibilização de um curso profissionalizante para os trabalhadores do setor da construção civil. O objetivo do projeto é investir na qualificação profissional das pessoas acompanhadas pela rede socioassistencial de Natal, gerando melhores oportunidades de emprego e renda. Assim, o governo do estado pretende trazer uma leva de trabalhadores qualificados e capacitados para iniciarem a atuação dentro da região potiguar.
O projeto foi iniciado já esta semana e a com cursos de cimento queimado nessa segunda (21), aplicação de textura – efeito brilho nesta terça (22), hidráulica residencial na quarta (23), argamassa colante na quinta (24), e corte na marcenaria na sexta-feira (25). A parceria público-privada continuará acontecendo ao longo da semana e os interessados podem entrar em contato com o Semtas para entender mais sobre o projeto, que pode ser levado adiante durante os próximos anos, como forma de incentivar o desenvolvimento e a expansão do setor.
Representantes da administração de Natal comemoram desenvolvimento do curso profissionalizante com a loja de materiais e destacam importância do projeto para o setor da Construção Civil
Todas as aulas do curso profissionalizante, que estão divididas por dia da semana, tem duração de 4 horas-aula e estão sendo ministrado por instrutores profissionais disponibilizados pela rede Ferreira Costa. Além disso, todos os alunos ganharam o material didático e ao final, receberão um certificado, que servirá como uma ótima adição aos currículos para, posteriormente, conseguirem oportunidades de emprego dentro do ramo da construção civil.
Assim, o secretário da Semtas, Adjuto Dias, comentou sobre a relevância da parceria e comemorou a realização desse curso profissionalizante, afirmando que “Com essa parceria com a rede Ferreira Costa quem ganha são os natalenses. Oportunizar um momento de aprendizado como esse para os nossos usuários é motivo de grande alegria. Neste primeiro momento, os cursos estão sendo realizados no Cras Guarapes, com pessoas da própria comunidade, mas nosso objetivo é estender os cursos para as quatro regiões de Natal”.
Já os representantes da loja de materiais Ferreira Costa destacaram que estão e continuarão em conjunto com a Prefeitura e a Semtas realizando cursos e treinamentos práticos com fornecedores qualificados e empenhados em capacitar a comunidade. Assim, a capital potiguar poderá ter uma nova série de trabalhadores qualificados para atuarem no setor da construção civil durante os próximos anos.