As obras das construções dentro do segmento da construção civil estão cada vez mais adeptas ao uso do aço como principal matéria-prima para diferentes estruturas, em razão da alta eficiência e durabilidade do produto
A companhia Aço Riber comentou, durante esta última quinta-feira, (24/03), sobre a utilização do aço como matéria-prima principal para diversas estruturas dentro as obras da construção civil. Assim, a empresa destacou a eficiência e os diversos benefícios para as construções, como uma maior durabilidade e a possibilidade de reciclagem do material após a demolição das estruturas, como forma de garantir mais sustentabilidade nesse segmento.
Leia também:
Vídeo: Conheça alguns processos de laminação do aço
O aço vem se tornando matéria-prima principal dentro das obras da construção civil, como forma de garantir mais eficiência e qualidade no projeto das construções
Por muito tempo, o setor da construção civil se tornou muito refém de matérias-primas como a madeira e outras ligas metálicas para a produção de diversas estruturas, mas o aço vem se tornando cada vez mais utilizado dentro dessas obras em razão da sua gama de benefícios para o segmento. Além disso, a liga metálica também é bastante utilizada dentro do setor automotivo, de transportes e de logística, e a indústria de máquinas e equipamentos, não se limitando apenas às construções de residências e outros prédios.
As estruturas que utilizam o aço como matéria-prima principal possuem uma montagem e aplicação muito mais prática e rápida, uma vez que se trata de um material maleável e altamente versátil para ser modificado e se adaptar para as diversas estruturas dentro das construções. Assim, o material vem se tornando cada vez mais prático dentro desses projetos, uma vez que permite mais possibilidades para tornar as obras ainda mais eficientes e agilizar os processos que, muitas vezes, acabam demorando mais do que o esperado.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
Outro ponto essencial para a expansão na utilização dessa matéria-prima dentro das obras da construção civil é a economia que ela garante para os projetos finais, uma vez que, por se tratar de um material com alta maleabilidade, a precisão na construção das estruturas se torna muito maior e, com isso, menos materiais adicionais precisam ser utilizados nas construções. Assim, torna- se cada vez mais prático realizar um orçamento seguro e eficiente, que possa ser levado até o fim do projeto, sem a necessidade de grandes alterações nos materiais necessários.
Companhia Aço Riber comenta sobre vantagens da utilização do aço nas obras e destaca sustentabilidade como um dos pontos principais para o uso da matéria-prima
Um dos pontos principais dentro dos benefícios do aço na utilização dentro das obras da construção civil é a questão de ser um material 100% reciclável, o que garante uma minimização no descarte dos resíduos provenientes de demolições de estruturas, uma vez que novas construções poderão reutilizar o material no desenvolvimento de projetos futuros. Assim, a utilização da matéria-prima contribui para a minimização no volume de resíduos da construção civil e reduz os impactos ao meio ambiente.
Além disso, Hamilton da Silva Spósito, gerente comercial da Aço Riber, comentou sobre o custo-benefício do produto dentro da realização de projetos de obras no setor da construção civil e afirmou que “Existe uma grande variedade de materiais, como o aço galvanizado, aço galvalume e aço pré-pintado, fazendo com que cada obra seja bastante personalizada. Outra grande vantagem é a durabilidade: enquanto um telhado tradicional resiste, em média, 20 anos, um telhado metálico tem vida útil de aproximadamente 70 anos”.
Assim, o custo-benefício se torna um grande atrativo para as construtoras utilizarem essa liga metálica, já que ela reduz pela metade os gastos na construção de estruturas como o telhado, por exemplo, em comparação com a utilização da madeira.