Os projetos de obras da Construção Civil no Brasil serão altamente beneficiados com todas as informações que o Manual de Construção Modular, do CBCA, traz em relação a esse método atual
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) anunciou, nesta última terça-feira, (29/03), o lançamento do seu Manual de Construção Modular, que conta com 5 capítulos altamente detalhados sobre a utilização desse método dentro dos projetos de obras no setor da Construção Civil, visando garantir assim mais eficiência, rapidez e qualidade nas construções realizadas no mercado brasileiro após o estudo do manual.
Não deixe de conferir:
Manual de Construção Modular do CBCA traz novas informações sobre esse método para garantir mais eficiência na sua utilização dentro dos projetos de obra no Brasil
Procurando cada vez mais novas soluções e métodos para garantir mais qualidade e eficiência dentro da cadeia produtiva de edificações no Brasil, o CBCA lançou o seu novo relatório chamado Manual de Construção Modular, que conta com informações sobre esse método. Assim, o centro procura trazer mais informações e capacitar as construtoras e trabalhadores do segmento em relação à utilização desse método nos projetos de obra da Construção Civil.
Esse tipo de método visa a utilização de um planejamento fora do canteiro de obras, utilizando sistemas tecnológicos para garantir uma eficiência maior dentro do orçamento e dos processos no projeto de obras da edificação. Assim, as construtoras garantem uma diminuição do desperdício através de um processo construtivo enxuto e eficaz que proporciona uma diminuição de prazo e redução de custos, conseguindo assim manter um alto padrão de qualidade nas construções, unindo essa característica ao barateamento dos processos e à minimização nas perdas dos materiais utilizados.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
O Manual de Construção Modular está dividido em cinco capítulos e apresenta as principais características desse método de construção, com exemplos de projetos modulares, destacando, por exemplo, concepções de transporte, dimensionamento e execução das obras. Além disso, o relatório conta com informações detalhadas sobre diversas etapas dos projetos de obras, como explicações acerca de fechamentos internos e externos das peças, acabamentos, revestimentos e demais instalações. Dessa forma, a disponibilização desse relatório visa levar esse conhecimento ao máximo de pessoas possíveis e dinamizar esse segmento do mercado nacional.
Construção Modular vem sendo a nova aposta do setor da Construção Civil e garante uma série de benefícios para os projetos de obras dentro do segmento
O principal motivo que levou o CBCA a desenvolver o Manual de Construção Modular é a grande relevância que esse modelo vem ganhando dentro do segmento da Construção Civil no Brasil e no mundo, sendo utilizado em projetos de obras de hospitais, escolas e até mesmo de residências. No território nacional, o melhor exemplo de utilização da construção modular o edifício Level, localizado em Tubarão, Santa Catarina, que conta com mais de 500 toneladas de aço distribuídas em 3,3 mil metros quadrados e é uma referência em design de construção.
Assim, Daniel Katz, presidente do Grupo Katz e especialista na utilização do método dentro do setor da Construção Civil comentou que “a construção modular é inovadora e oferece muitas vantagens. Nós, da Katz Construtora, que buscamos constantemente incorporar novas tecnologias a métodos construtivos, acreditamos que esse modelo trará mais frescor ao setor que ainda vai crescer muito no país. A construção modular proporciona inúmeros benefícios e os módulos trazem diversas possibilidades construtivas”.
Agora, com o lançamento do Manual de Construção Modular do CBCA, novas empresas e construtoras poderão abrir os olhares para esse novo ramo da Construção Civil e buscar mais informações para a utilização desse método nos projetos de obras futuras, garantindo uma expansão maior acerca desse ramo dentro do mercado brasileiro nos próximos anos.