1. Início
  2. / Noticias
  3. / Novo portal PBQP-H, com foco no setor da construção civil, é oficialmente lançado
Tempo de leitura 3 min de leitura

Novo portal PBQP-H, com foco no setor da construção civil, é oficialmente lançado

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 31/10/2021 às 23:56
Para auxiliar nos projetos de Construção Civil, Governo Federal criou o portal PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat)
Para auxiliar nos projetos de Construção Civil, Governo Federal criou o portal PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Fonte: Reprodução

Para auxiliar nos projetos de Construção Civil, Governo Federal criou o portal PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat)

O novo portal PBQP-H, ou Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, foi lançado recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A ideia é fazer com que nele sejam concentradas informações diversas relativas ao setor de construção civil, desde dicas até consultas para conferir as empresas que estão em conformidade com a lei. É válido lembrar que o portal passou por uma atualização nessa última sexta-feira, (29/10), que promete permitir consultas mais detalhadas, tudo em um só local, ultrapassando o modo de funcionamento anterior que foi substituído.

Confira outros artigos:

Portal PBQP-H visa informar, dar dicas e permitir consultas; tudo em um só lugar.

Um grande trunfo do portal são as consultas de cunho legal voltadas para o ramo da construção civil. Ou seja, a partir dele será possível buscar por empresas que atuam em conformidade com as normas técnicas brasileiras em âmbitos diversos, desde a produção até a importação e até mesmo a distribuição. Assim, fica mais fácil para qualquer pessoa que precisa contratar um serviço saber a procedência da empresa e evitar possíveis desgastes.

Além disso, as informações postadas no Portal PBQP-H também são variadas para alcançar cada vez mais pessoas. Dessa forma, é possível encontrar desde dados técnicos, com base nas normas estabelecidas, até exemplos práticos que mostram pontos essenciais para uma boa construção.

Para Roberto Marinho, que é o ministro do Desenvolvimento Regional, órgão responsável pelo lançamento do Portal PBQP-H, qualquer pessoa terá “[…] acesso às novas tecnologias, às inovações e às formas mais eficientes de edificar um prédio ou uma habitação”. Dessa forma, fica fácil perceber o caráter democrático da iniciativa, afinal, a ideia é realmente alcançar qualquer pessoa que esteja disposta a saber mais sobre a construção civil em seus mais diversos segmentos.

Somado a isso, também fica claro o teor moderno da iniciativa. Com a expansão da construção civil e a implementação da tecnologia no âmbito, muitas pessoas podem ficar deslocadas em relação ao que está acontecendo e, para evitar esse tipo de situação, o Portal PBQP-H também visa atuar como uma plataforma capaz de sanar dúvidas.

O programa preza pela acessibilidade e democratização do acesso ao conhecimento

Voltando a parafrasear Roberto Marinho, cuja participação no desenvolvimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é grande, ele disse que a iniciativa é voltada para “[…] qualquer cidadão que se envolva no processo construtivo […]”, ou seja, o leque de possibilidades é enorme. Como a plataforma visa atender diferentes demandas, desde as mais simples, como dúvidas pontuais, até as mais complexas, que envolvem a questão legal de diversas empresas brasileiras, o alcance é realmente massivo e aberto ao público em geral.

De forma mais específica, a ferramenta, desenvolvida pelo governo federal, hoje conta com 21 Programas Setoriais de Qualidade (PSQs), que são os responsáveis por observar de perto a movimentação de mais de 600 empresas e seus produtos, cuja marca já ultrapassa o número de mil.

Todo o acesso ao PBQP-H é simples pois retoma a questão da acessibilidade citada anteriormente. Ou seja, para que todo o público pensado tivesse acesso ao programa, como mostra a fala de Rogério Marinho, foi preciso pensar em meios simples de consulta. Assim, o resultado foi montar a plataforma toda com foco no digital, mantendo o acesso restrito a um site específico.

Dessa forma, além de reunir informações diversas em um único lugar de forma prática e organizada, também é possível apontar o senso de modernização alcançado. O cidadão só precisa ter em mente o que ele está buscando para entrar na plataforma e encontrar as respostas reunidas e disponibilizadas.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos