Tuesday, 03 de August de 2021

Investir para crescer: como não ficar estagnado no mercado da construção civil

Não fique estagnado no mercado da Construção Civil! Invista!

Separamos este artigo para auxiliar você a entender que para crescer no mercado da construção civil é necessário investimento, principalmente em épocas de crise onde há redução no consumo. Investir com sabedoria em áreas principais gera um aumento da margem de lucro! Quer saber mais como crescer no mercado da Construção Civil? Continue conosco até o fim deste artigo e confira as nossas dicas que separamos especialmente para você! Confira!

As dificuldades impostas pelas burocracias na obtenção de crédito, redução do ritmo de implementação de programas governamentais de moradia (Minha Casa Minha vida/ Casa Verde e Amarela), a alta de preços de matéria-prima e a queda na procura são fatores que explicam as crises no mercado da construção civil. Portanto, assim como ocorre em vários outros segmentos da economia, em momentos de crise, muitos gestores acabam cortando custos deliberadamente, como se a redução de gastos com insumos resultasse em uma margem de lucro. Essa estratégia equivocada agrava a crise na empresa e até pode levar a corporação à falência. Por isso é importante que você faça investimentos, principalmente em épocas de redução de consumo.

Um gerente de obras (ou até mesmo um CEO de uma construtora) deve estar pronto para enfrentar novos processos e também agregar novas tecnologias para a empresa ao primeiro sintoma de crise. Os sistemas de TI voltados para a área da Construção Civil, racionalizam procedimentos, reduzem os custos e aumentam a produtividade sem necessidade de fazer reajustes salariais ou até mesmo alterar a qualidade da produção. Para dominar o mercado é preciso ter uma visão de negócios aguçada. Para isso, iremos explicar essa questão de forma mais aprofundada em apenas 2 aspectos:

O Poder da tecnologia de gestão na Construção Civil – Softwares

A Tecnologia sempre é um fator de facilidade e comodidade quando falamos em todas as áreas. E na área profissional em um ambiente corporativo esse fator não fica de fora. A tecnologia poderá auxiliar você nas atualizações de projetos, assim como manter o histórico dos processos, produtos entregues, fiscalização de onde estão e qual o andamento do trabalho dos seus profissionais, atualização de pareceres e laudos, criar e calcular indicadores, atualizar status de vistorias, tudo isso de forma rápida e simples, que trará para você maior conforto e segurança na hora de administrar.

Você realizando essas fiscalizações de forma manual, você pode estar desperdiçando folha salarial que poderia ser despendida na realização de atividades que agregam valor à sua edificação. 

Um Software de mobilidade para a Construção Civil iria automatizar a grande maioria de processos internos de um canteiro de obras, o que iria oferecer a você o maior controle sobre materiais, redução de desperdício, aumento da produtividade e redução de retrabalhos. Todos esses fatores conciliados com o aumento da qualidade, você irá produzir mais, melhor e mais barato do que os concorrentes.

Investir para crescer construção civil

Treinamento e Desenvolvimento

Promover treinamento é promover a capacitação, essa traz resultados em curto prazo e auxilia a aprimorar competências que são decorrentes de demandas imediatas, como por exemplo, ensinar os pedreiros a fazer a montagem de tubulações para saída de energia elétrica.

Já o Desenvolvimento irá se relacionar ao processo de crescimento dos colaboradores e funcionários que não se limitarão a seus conhecimentos às próprias tarefas, mas ao empreendimento como um todo: O desenvolvimento irá levar uma visão ligada a longo prazo e em modo geral envolve uma promoção, por exemplo, onde um pedreiro de destaque passará a ser preparado para se tornar mestre de obras.

Gostaria de alcançar certificações de qualidade assim como a PBQP-h, ISO 9001 e 14001 além de baratear custos e vender mais? Os investimentos reduzem os custos fixos e variáveis, o que permite com que a construtora consiga obter uma margem ainda melhor de negociação. Investir para crescer é um lema conhecido entre os gestores de obras e os CEOs de sucesso!

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.