1. Início
  2. / Noticias
  3. / Rota de Segurança deverá ser entregue no início de novembro, segundo governo do Distrito Federal
Tempo de leitura 3 min de leitura

Rota de Segurança deverá ser entregue no início de novembro, segundo governo do Distrito Federal

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 06/11/2021 às 12:22
Governo do Distrito Federal vem trabalhando na obra da estrada Rota da Segurança, para ser entregue em novembro
Governo do Distrito Federal vem trabalhando na obra da estrada Rota da Segurança, para ser entregue em novembro. Fonte: Divulgação/Ascom-SODF

O governo do Distrito Federal vem trabalhando na estrada chamada Rota da Segurança há algum tempo e, segundo os representantes da região, a obra deverá ser entregue no início de novembro

Durante esta última quarta-feira, (03/11), o governo do Distrito Federal anunciou a previsão de entrega da Rota de Segurança, estrada que irá ligar a marginal da Estrada Parque Taguatinga ao Setor de Indústria e Abastecimento, e informou que a obra deverá ser entregue durante a primeira quinzena deste mês de novembro para início do tráfego na região.

Confira mais notícias do setor:

Obra começada em 2019 deverá ser concluída ainda no mês de novembro 

A preocupação com o setor rodoviário é cada vez mais crescente no Brasil inteiro, em decorrência dos problemas causados pela expansão no número de automóveis e a baixa infraestrutura das estradas brasileiras, causando diversos problemas como engarrafamentos e acidentes, principalmente nas grandes capitais. Pensando nisso, o governo do Distrito Federal procura entregar mais uma estrada para os moradores, com uma infraestrutura adequada para a demanda de tráfego diário. 

A Rota de Segurança, como é chamada a estrada em questão, começou a ser construída no início do ano de 2019 e contou com um investimento de cerca de R$ 12 milhões para conseguir ser concluída. O trecho irá interligar a marginal da Estrada Parque Taguatinga ao Setor de Indústria e Abastecimento, com um total de 3,7 km de extensão e a previsão, segundo o governo do Distrito Federal, é que a estrada seja entregue para utilização já na primeira quinzena de novembro. 

Janaína Chagas, secretária executiva de Obras do Distrito Federal, comentou acerca da previsão de entrega da obra para os moradores e afirmou que “a expectativa é entregar a obra até a primeira quinzena de novembro”. Assim, pelo menos até o dia 15 deste mês, a Rota de Segurança já estará pronta para atender à alta demanda de tráfego que a região possui, com uma infraestrutura de qualidade para isso. 

Rota de Segurança trouxe diversos benefícios como novas ciclovias e geração de empregos na região do Distrito Federal

O projeto da Rota de Segurança é, em primeiro lugar, uma iniciativa para aumentar a mobilidade urbana na região e entregar mais uma estrada de qualidade para a circulação dos moradores do Distrito Federal. Entretanto, esse não é o único benefício que a obra trouxe para a região, uma vez que, por se tratar de uma construção pública, cerca de 700 postos de trabalho foram oferecidos para os moradores locais e assim, a economia garantiu um crescimento neste período. 

Além disso, a estrada irá contar com um sistema de drenagem de alta qualidade e a construção de ciclovias para que os moradores possam usufruir com uma segurança ainda maior da Rota de Segurança. Alex Sidney Costa e Silva, engenheiro e representante da Secretaria de Obras, comentou acerca da iniciativa do projeto e o que ainda está sendo feito na obra, afirmando que “também estão sendo realizadas a construção dos últimos 400 m das calçadas e ciclovias e a execução das seis últimas bocas de lobo que captarão a água das chuvas para abastecer o sistema de drenagem criado na região”.

Agora, os moradores aguardam apenas chegar a data prevista para a entrega da Rota de Segurança, para que a estrada possa ser utilizada e beneficiar o tráfego local. Assim, os problemas de mobilidade urbana podem ser ainda menores na região do Distrito Federal e a população poderá aproveitar a obra.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos