Apesar do momento de crise nacional, o setor da construção civil ainda se mantém forte no Distrito Federal e viabiliza diversas oportunidades de emprego nas obras que acontecem na região
Durante esta última quinta-feira, (10/02), a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) comentou sobre a relevância do setor da construção civil para o mercado do Distrito Federal. Assim, o segmento se mantém como um dos grandes pilares da região e continua oferecendo uma série de oportunidades de trabalho nas obras e projetos locais para os moradores que vivem na região, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de todo o DF ao mesmo tempo.
Leia também:
Apesar de momento de crise, Distrito Federal ainda é beneficiado com as oportunidades de desenvolvimento na construção civil
O mercado global se encontra cada vez mais instável desde o início da pandemia do Covid-19 e, apesar da reestruturação lenta que acontece atualmente, muitos segmentos ainda sofrem com o cenário atual. No entanto, o setor da construção civil se manteve bastante resiliente no Distrito Federal e continua sendo um dos grandes pilares para a região se manter em constante crescimento socioeconômico. O segmento vem sendo responsável por grande parte das oportunidades de emprego no local, em razão dos diversos projetos e obras desenvolvidos periodicamente.
De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a empregabilidade do segmento cresceu 16,7% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, com a abertura de 12 mil vagas. Assim, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) vê o momento de crescimento muito alinhado ao desenvolvimento de novos projetos no segmento do mercado imobiliário e uma forte expansão dessas obras na região.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
O Distrito Federal ainda conseguiu, durante o ano de 2021, gerar cerca de 41 empreendimentos que fomentaram o desenvolvimento de postos de trabalho e a circulação de uma grande quantidade de capital na região. Com isso, o DF segue sendo um dos locais mais resilientes no território nacional em relação ao setor da construção civil, que continua em expansão contínua e se mantém bastante estável durante boa parte do ano.
Moradores do Distrito Federal comemoram oportunidades de emprego que são disponibilizadas no setor da construção civil
O crescimento da construção civil e de novas obras por todo o Distrito Federal vem possibilitando que diversos moradores da região ingressem no mercado de trabalho de forma mais segura e concreta. Assim, a economia também é bastante beneficiada na região, uma vez que, com mais empregabilidade para a população, mais capital é circulado dentro do distrito, uma vez que as novas oportunidades de aquisição de bens e serviços são cada vez maiores para os moradores locais.
Assim, o morador do Setor Militar Urbano (SMU) Diego Santos, comentou sobre a importância do setor no seu crescimento e afirmou que “Foi a concretização de um sonho, devido à dificuldade de transição entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. A construção civil não segue outros setores. Enquanto todos estão em baixa, o setor da construção está aquecido, mesmo com os preços de produtos em alto valor. Consequentemente, houve aumento de trabalho, e eu fui contemplado com uma oportunidade. E acredito que o setor vai continuar crescendo”. O morador foi um dos grandes beneficiados com oportunidades de emprego durante o ano de 2021 e comemora a relevância do segmento na sua vida.
O que se espera para o ano de 2022 é que, mesmo com índices apresentando um possível encarecimento nas obras, o setor da construção civil possa seguir sendo resiliente e continuar oferecendo melhores condições de vida e de trabalho para os moradores do Distrito Federal e de toda a região.