Aumente a produtividade acabando com a sobrecarga de informações no canteiro de obras

Acabe com a sobrecarga de informações e aumente sua produtividade no canteiro de obras!

Continua Depois do Anúncio

Entre 2007 e 2012, a Indústria da Construção Civil passou por um forte crescimento durante este período. Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o setor aumentou a produtividade na construção civil, gerando assim um crescimento de quase o dobro do PIB do período.

A Indústria de construção civil é um setor importante para a economia nacional. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, essa indústria tem participação de 5,6% do total de salários pagos aos trabalhadores e ocupa 9% da mão de obra e representa 19% do PIB brasileiro. E em função da força desta indústria, a consultoria EY, antiga Ernst & Young, promoveu um estudo a fim de auxiliar os empresários da área a se adaptarem ao novo cenário do país. Esse estudo irá relacionar diversos dados que indicam que o problema enfrentado por diversas construtoras, a baixa produtividade, cujas consequências assumem diversas características. O documento divulgado recentemente pela EY, a mesma faz conselhos aos empresários do setor a aproveitarem esse momento de crescimento para então melhorar o problema da produtividade na construção civil. Aumentar a produção e melhorar a qualidade, mantendo a mesma quantidade de capital que foi investido é fundamental para gerar maior valor em toda a cadeia, onde o efeito será benéfico, aumentando assim a competitividade e garantindo também a sustentabilidade. Quanto à toda a economia brasileira, os indicadores de produtividade na construção civil destacam-se negativamente quando comparado ao Conesul.

TI como solução para aumentar a produtividade

Realizado por pesquisadores do Departamento de Engenharia e Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e por profissionais da EY. O estudo investiga o problema da produtividade na indústria, porém, sugere soluções.

O canteiro de obras pode se tornar um ambiente problemático caso haja uma defasagem de informações para elaborar documentos do projeto, ou ainda, se há um volume intenso de informações que circula entre os membros do projeto sem que haja seu controle sobre sua precisão e relevância.

Para impedir e prevenir que ocorram esses problemas, utilizar a tecnologia como aliada é muito importante para a gestão do canteiro de obras. Com o surgimento de sistemas para a gestão de obras, assim como o Mobuss Construção, permitem que os dados se convertam em informações valiosas que irão facilitar o controle dos gestores sobre o fluxo de informações em uma obra e então facilitará melhor a tomada de decisões. Os sistemas possibilitam a compilação de dados de forma íntegra e confiável, além de garantir que todos compartilhem a mesma informação, o que faz com que as tomadas de decisões sejam mais precisas. Assim que solucionado o problema da precisão de informações, os gestores poderão se preocupar com a conveniência da informação e então garantir o aumento da produtividade na Construção Civil.

Excesso de Informações no canteiro de obras

Uma grande quantidade de informações pode diminuir a produtividade de um profissional. O cenário pode se tornar crítico e a sobrecarga de informações no canteiro de obras poderá gerar inúmeros problemas para o empreendimento e também para os contratados, assim como estresse, frustração e cansaço. O que irá gerar efeitos negativos, já que os funcionários não estarão produtivos com toda esta carga de informações, a tomada de decisões que todos os profissionais poderão enfrentar ficarão também menos precisa.

Para evitar toda essa situação desarmônica no canteiro de obras, a solução mais adequada é ter a gestão eletrônica de documentos como aliada, onde atualmente, já há soluções que garantem o acesso ao banco de dados por meio de dispositivos móveis.

Quais os prós que um Software de gestão de documentos oferece?

A seguir você irá conhecer 4 vantagens principais da adoção de um Software que irá auxiliar acabar com a sobrecarga de informações no canteiro de obras e irá auxiliar também um melhor convívio e um aumento da produtividade de todos os envolvidos. Confira!

  • Documentação Atualizada: O profissional irá buscar a versão atual do documento e irá encontrar com facilidade, sem nenhum erro ou dúvida. O que reduz a margem de erro e torna então o ambiente do canteiro de obras mais produtivo.
  • Revisão de Documentação: Ao realizar o cadastro de um novo documento, o usuário cadastrado poderá planejar revisões futuras, indicando assim a data esperada para a entrega de uma nova versão da informação.
  • Arquivamento: O arquivamento poderá ser feito por meio de arquivos digitais ou até mesmo pela digitalização de documentos em papel. Há também a possibilidade de fazer a classificação desses arquivos e indicar para os usuários as características principais daquele documento.
  • Localização Precisa!: A interface otimizada para buscas irá auxiliar o usuário a localizar um documento mais fácil, rápido e precisamente.

Além de todos esses fatores, uma gestão íntegra de documentos eletrônicos irá permitir a obtenção de certificações de qualidade, assim como o ISO, pois garante que a documentação auditada esteja sempre em mãos com facilidade e sempre atualizada.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.