Conheça o curso técnico em Edificações

Paulo Nogueira
Paulo Nogueira
por
-
23-03-2021 12:15:41
em Indústria e Construção

Conheça mais sobre o Curso Técnico em Edificações e como o mesmo pode beneficiar o seu profissional.

Continua Depois do Anúncio

O profissional formado no Curso Técnico em Edificações está apto a atuar em diversos setores da construção civil. O mesmo poderá realizar estudos sobre a situação de determinadas áreas que irão receber construções, instalar canteiros de obras, elaborar e organizar o licenciamento de obras, além de acompanhar cronogramas de construções. Esse profissional poderá atuar em conjunto com os arquitetos, interpretando e desenhando projetos, sendo que os Técnicos em Edificações trabalham com a parte externa das construções, coordenando o uso de equipamentos e fiscalizando as aplicações de sistemas construtivos.

Curso Técnico em Edificações

O principal objetivo deste curso é fornecer conhecimento para que o aluno obtenha as habilidades e conhecimentos necessários para interpretar e desenhar as construções. Elaborar também orçamentos, cronogramas e gerenciar obras prediais e selecionar materiais de boa qualidade. Este curso irá preparar o aluno para que ele trabalhe dentro dos procedimentos legais, levando em consideração sempre a preservação ambiental e o respeito às leis vigentes.

O curso irá oferecer disciplinas que irão permitir que os alunos façam análises de projetos utilizando ferramentas como Softwares, verificando assim qual a viabilidade deles. As matérias são diversas, as principais são as matérias que envolvem desenhos e é nessas aulas que os alunos irão aprender a fazer esboços de obras e plantas.

Mercado de Trabalho

Para o profissional formado no Curso Técnico em Edificações, o mercado de trabalho é amplo e dispõe de diversas oportunidades. Este profissional poderá trabalhar em diversos campos da construção civil, desde a execução e a coordenação de serviços até mesmo a manutenção de edificações até a assistência técnica ao desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na área de edificação. O aluno poderá atuar de forma profissional em construtoras, plataformas, refinarias, estaleiros, empresas de paisagismo, decoração e etc. Poderá também atuar como autônomo ou em órgãos federais e estaduais.

Grade Curricular do Curso Técnico em Edificações

Conheça o curso técnico em Edificações

As principais disciplinas oferecidas ao longo do curso são:

  • Topografia
  • Mecânica dos Solos
  • Instalações Elétricas
  • Planejamento de Edificações
  • Instalações Hidráulicas
  • Desenho Industrial
  • Organizações e Normas
  • Segurança do Trabalho
  • Materiais de Construção
  • Técnicas Construtivas

Onde encontrar o curso ?

O Curso Técnico em Edificações é um curso oferecido em várias instituições de ensino superior do Brasil, e entre as principais universidades que oferecem esse curso são:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) – Belo Horizonte
  • Centro Universitário UMA (UNA) – Minas Gerais
  • Colégio Integrado Polivalente – Minas Gerais

Este curso também poderá ser encontrado em ETECs e SENAI, portanto é necessário fazer um vestibular para ingressar nessas instituições. Caso você queira um bom cargo com salário mais alto, você poderá considerar fazer um curso superior, assim como um curso de Engenharia Civil. O mais importante é que você busque uma faculdade ou instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.