Monday, 06 de December de 2021

Devido à falta de profissionais no setor de Obras e Construção Civil, a Firjan Senai e a Prefeitura do Rio, abrem 400 vagas para cursos profissionalizantes

Com parceria entre a Firjan Senai e a Prefeitura do Rio, muitas vagas estão abertas para curso profissionalizante no setor de Obras de Construção Civil

As aulas dos dez cursos profissionalizantes serão ministradas de forma presencial, onde no final, os 400 candidatos estarão aptos a trabalharem com Obras de Construção Civil

O setor da Construção Civil foi um dos que mais continuou crescendo mesmo com achegada da pandemia. No entanto, mesmo com o aumento no preço dos insumos, a quantidade de Obras só tende a se ampliar. A princípio, pode até parecer algo positivo, entretanto, até essa segunda-feira, (04/10), existe diversas vagas de emprego em aberto, mas sem nenhum candidato apto a ocupá-la. Pensando nisso, foi que a Prefeitura do Rio, se uniu com a Firjan Senai e juntas, disponibilizaram 400 vagas para cursos profissionalizantes.

Veja outros artigos do setor:

Com parceria entre a Firjan Senai e a Prefeitura do Rio, muitas vagas estão abertas para curso profissionalizante no setor de Obras de Construção Civil

O objetivo dessa parceria é tentar dar oportunidade para quem possui interesse em ingressar no mercado de trabalho, e iniciar a carreira como profissional da Automação, Construção Civil, Eletricidade e Refrigeração. Uma vez que esses são os cursos profissionalizantes ofertados. Devido a demanda, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, estabeleceu alguns pré-requisitos a serem cumpridos pelos candidatos para participar da seleção e concorrer as vagas, sendo eles:

  • Possuir mais de 16 anos (alguns cursos exigem que o candidato possua 18 anos)
  • Ter documento de identificação oficial com foto
  • Histórico, certidão ou declaração escolar

O período para realizar as inscrições teve início no dia 1º de outubro, e seguirá em aberto até o dia 8/10. No momento, os candidatos que possuírem interesse devem se dirigir até uma das cinco unidades da Firjan Senai, portanto a documentação necessária, no período de 8h às 17h. As unidades estão localizadas nos seguintes bairros do Rio de Janeiro: Benfica, Tijuca, Jacarepaguá, Santa Cruz e Vicente de Carvalho.

Ao todo, estão sendo ofertados 10 cursos profissionalizantes, onde as 400 vagas serão ofertadas entre os seguintes cursos: Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Cortador de Mármores e Granitos, Eletricista de Obras, Eletricista Predial, Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica, Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto, Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Refrigeração Comercial e Pedreiro de Alvenaria de Vedação.

De acordo com Sérgio Felippe, secretário municipal de Trabalho e Renda, “qualificação e Empregabilidade, essa é a marca da SMTE. Não há nada mais valioso para mudança de perspectiva de um jovem com poucas oportunidades, do que o investimento em aprendizado e capacitação para o seu futuro”.

Como, quando e onde os candidatos poderão efetuar as suas inscrições?

Conforme mencionado anteriormente, as inscrições deverão ser realizadas no período de 01 até 08 de outubro, das 8h às 17h. As aulas serão presenciais e já terão início no dia 11/10, portanto, caso não tenha disponibilidade para início imediato, não terá como dar andamento no curso profissionalizante. As aulas serão ministradas nas unidades Firjan Senai, nos seguintes endereços:

Firjan Senai Tijuca – Centro de Referência em Alimentos, Bebidas, Panificação e Construção Civil – Rua Moraes e Silva, 53 – Tijuca/RJ;

Instituto Senai de Tecnologia Automação Industrial Benfica – Pça. Natividade Saldanha, 19 – Benfica/RJ;

Firjan Senai Vicente de Carvalho – Avenida Pastor Martin Luther King Júnior 6475 – Vicente de Carvalho/RJ;

Firjan Senai Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 71 – Santa Cruz/RJ;

Firjan Senai Jacarepaguá – Avenida Geremário Dantas, 940 – Pechincha – Jacarepaguá/RJ.

Para obter o certificado de conclusão, os alunos deverão possuir aproveitamento e frequência já estabelecida, mas que será informada somente aos candidatos. Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan Senai, “essa é uma grande oportunidade para quem busca uma colocação e até mesmo uma recolocação no mercado de trabalho. É importante expandir o horizonte para estar preparado para os novos desafios e adaptado às demandas. A parceria da Firjan SENAI com a Prefeitura do Rio visa contribuir para o aumento da produtividade do trabalho, do desempenho profissional e da empregabilidade”.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.