Tuesday, 03 de August de 2021

Fidelizando clientes e mantendo a credibilidade da sua construtora

Fidelizar clientes é um grande desafio não é mesmo?

No atual momento em que vivemos, a era digital, é sempre importante ficar atento aos desejos, necessidades e expectativas dos consumidores. Isso durante todo o processo e etapas da construção. E saber como fidelizar seus clientes é um grande desafio para os empresários de construtoras, contar com uma equipe de qualidade e aplicar tecnologias avançadas hoje é essencial. Caso contrário todo o trabalho que você dedica a sua construtora poderá ser em vão!

E para que seu esforço não seja em vão e você continue crescendo, montamos esse artigo como um guia para você que busca meios para fidelizar seus clientes, aumentar a credibilidade da sua empresa e agregar cada vez mais valor aos seus serviços.

Confira as nossas dicas e conselhos!

Fidelizando seus clientes

Com a chegada da Internet mais acessível, pesquisas e comparações online se tornaram primordiais antes de fechar um negócio. Na área da construção, a reputação da construtora perante o mercado irá desempenhar um papel importante sobre o peso da credibilidade do nome da empresa. E isso irá envolver diversos fatores.

A apresentação do ponto de venda, qualidade de atendimento no pré e pós venda, capacitação da equipe, conhecimentos operacionais e o nível de acabamento e qualidade do material são diferenciais que fazem a fidelização dos clientes do ramo.

Fidelizar clientes é essencial para se manter à frente da concorrência. Descubra com as nossas dicas valiosas como se dedicar mais e melhor à fidelização dos clientes de sua construtora, de acordo com cada fase do projeto: Concepção, Execução, Entrega e Ocupação. Confira!

Concepção do Projeto

Antes de pensar na fase de concepção é importante refletir “Seu projeto está de acordo com a necessidade e as expectativas dos clientes? Quais suas demandas? Que tipo de produto é necessário para atender os requisitos e superar as expectativas dos consumidores?”

Essas perguntas são as primeiras a serem feitas ao se pensar na fase de concepção.

Os clientes são a parte mais importante em todas as etapas da construção. Essa compreensão deverá estar presente desde a concepção de todo o projeto. É importante que você conheça o público que irá usufruir do empreendimento.

Assim, o desafio do projetista é apenas concretizar o que você planejou.

Assim fica mais fácil estreitar laços com clientes e também consequentemente, aumentar a credibilidade da construtora. Um bom relacionamento interpessoal com a equipe é algo importante para manter o clima favorável. Uma Administração inteligente diminui imprevistos, economiza investimentos e otimiza a produção e as entregas de qualidade.

É de extrema importância que você aja em conformidade com os requisitos técnicos da obra, isso é uma maneira eficaz de fidelizar os clientes. Observe atentamente as especificidades de normas como ABNT, NBR 15575 e NBR 9050, assim como as exigências sustentáveis, que poderão trazer também inovação para seu projeto.

Executando a obra

Chegamos a fase de executar a obra! Esta é a fase de tirar do papel as ideias aprovadas e materializá-las. Portanto, segundo o CBIC é de fundamental importância que as diretrizes adotadas para o empreendimento expressas no projeto na fase de concepção sejam seguidas.

É importante que você compartilhe o andamento da obra e registre o histórico de interação com o cliente, essa é uma dos principais elementos para uma relação transparente. Cumpra os prazos e requisitos técnicos. É importante que você siga o cronograma de execução e orçamentos. Certifique-se que a entrega da documentação seja fiel ao construído. Essa prática evita conflitos e também faz com que o cliente se sinta seguro, satisfeito e fiel a empresa.

Entrega do projeto

Este é o momento da liberação das chaves e da instalação do condomínio. Os Manuais de Entrega, Uso e Operação deverão estar prontos e revisados pela construtora. Sua elaboração é de responsabilidade da incorporadora/construtora e precisa atender as exigências estabelecidas pela norma ABNT NBR 14037.

Faça o uso da tecnologia para fidelizar seus clientes e também analisar dados, antecipar problemas e entregar as chaves até mesmo antes do prazo estabelecido (isso também conta muito na hora de fidelizar mais um cliente). Investir em ferramentas para o acompanhamento de obras digitalmente mantém um lucro maior.

O “Habite-se” é um documento de extrema importância para manter maior credibilidade da construtora já que o mesmo oferece uma série de garantias a todas as partes envolvidas. Este documento serve como uma maneira de comprovar que o imóvel fora construído de acordo com as normas estabelecidas pela prefeitura. Este serve também como uma forma de segurança para o proprietário, uma vez que o documento revela a preocupação da construtora com relação a qualidade de entrega ao bem estar dos futuros moradores. Podendo contribuir assim, na valorização da empresa e também na fidelização dos clientes.

Esclareça dúvidas e questionamentos do consumidor, mesmo que o consumidor já tenha recebido os manuais. O uso de cartilhas, roteiros e vídeos explicativos facilita a comunicação e os processos.

Portanto, antes da entrega, faça uma verificação geral. Isso irá prevenir e auxiliar na identificação de falhas que poderão comprometer a conclusão do projeto, especialmente de áreas comuns e unidades privativas.

Pós-entrega e Assistência Técnica

Esta é a etapa final do projeto de construção e fidelização dos clientes. Uma vez que não sendo implantado o programa de manutenção de acordo com as exigências da norma ABNT NBR 5674 e conforme as orientações descritas nos manuais, é capaz que você perca as garantias dos sistemas. A tecnologia já oferece atualmente funções para a fase do pós-entrega das chaves. Esta fornecerá total controle sobre o atendimento técnico prestado aos clientes, desde a solicitação, até mesmo a sua resolução.

Históricos integrados apontam os prazos, resoluções e fluxos de mensagens. Contempla também o agendamento de vistorias e o controle do atendimento através de um painel de operações online, em tempo real. O pós-venda de qualidade é uma forma de aprimorar o relacionamento com os clientes, além de garantir confiança e credibilidade no mercado.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.