Início Ibracon comemora 50 anos de atividades e realiza o Congresso Brasileiro do Concreto

Ibracon comemora 50 anos de atividades e realiza o Congresso Brasileiro do Concreto

30 de agosto de 2022 às 16:13
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Congresso Brasileiro do Concreto
Congresso Brasileiro do Concreto (Reprodução: divulgação)

Durante os dias 11 e 14 de outubro, o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) comemora os seus 50 anos de atividades. Por isso, ele terá como palco das comemorações a 63ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto, que acontecerá em Brasília (DF).

Hoje, o Congresso Brasileiro do Concreto é o maior evento técnico-científico do Brasil, e reúne diversos profissionais, pesquisadores e estados para discutir as tendências em pesquisas, tecnologias, práticas construtivas, normalização técnica e boas práticas relacionadas a projeto, construção e manutenção de estruturas de concreto em todo a cadeia produtiva. Na última década, as edições do evento receberam mais de mil participantes de todas as regiões do Brasil e do exterior, que mostraram apresentações de mais de 400 trabalhos técnico-científicos. Neste sentido, o evento é considerado um dos melhores lugares para apresentar inovações tecnológicas no setor.

Além disso, o evento conta com mais de 5 mil visitantes da Feira Brasileira da Construção em Concreto (Feibracon), que possui diversos expositores e patrocinadores das empresas que compõem os diversos setores da cadeia produtiva do concreto e da construção civil. Na próxima edição do Congresso Brasileiro do Concreto, diversos trabalhos técnico-científicos estão programados para as sessões plenárias e pôsteres, e terão como foco temas como materiais e suas propriedades, estudo de dosagem de concretos e argamassas, proteção contra incêndio, análise de projeto estrutural de estrutura de concreto mistas, durabilidade e sustentabilidade.

Paralelamente, outros temas como inspiração, recuperação, diagnóstico, proteção e reforço de estruturas, estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas, métodos construtivos e gestão de obras também serão debatidos pelos estudantes e diversos profissionais que compõem o evento.

Congresso Brasileiro do Concreto terá palestras inéditas

Durante o evento, Akio Kasuga, presidente da Fib (Federação Internacional do Concreto Estrutural), abordará o impacto da busca pela neutralidade do carbono em diversas estruturas de concreto. Por outro lado, Ravindra Gettu, presidente da RILEM (União Internacional dos Laboratórios e Especialistas em Materiais Construtivos e Sistemas Estruturais) trará uma discussão sobre o panorama de construção de concreto de baixo carbono. Em seguida, teremos Charles Nmai, presidente do ACI (Instituto Americano do Concreto), que mostrará como os projetistas de estruturas podem contribuir decisivamente para uma redução eficiente de emissões de COB das estruturas de concreto durante as obras.

Além disso, o Ibracon irá comemorar o seu Jubileu de Ouro, e elegeu a sustentabilidade do concreto em defesa do meio ambiente como a bandeira do Congresso Brasileiro do Concreto. Dessa forma, o instituto acredita que unir sustentabilidade com novas tecnologias é a melhor forma de comemorar o evento. Sendo assim, o tema será debatido nos 13 seminários programados, o que inclui consenso global sobre sustentabilidade no ambiente construído, grande tecnologia emergente para a descarbonização do cimento e do concreto nas obras, uma agenda de descarbonização da indústria brasileira do cimento, além da avaliação do ciclo de vida das estruturas de concreto, além de outras temas relevantes para o setor.

Como destaque no evento, temos o Seminário de Infraestrutura, que almeja discutir as perspectivas de investimentos nos segmentos de ferrovia, rodoviário, de saneamento, além de energias renováveis. Além disso, ele também visa discutir de qual forma os pavimentos rígidos oferecem vantagens técnicas e econômicas durante o seu ciclo de vida nas rodovias. Por fim, durante o evento, também serão realizados ainda quatro cursos de atualização profissional, além de cinco concursos estudantis, premiações especiais, lançamentos editoriais e reuniões técnicas. Para conferir a programação completa e garantir a sua participação no Congresso Brasileiro do Concreto, clique aqui.

Congresso Brasileiro do Concreto – Jubileu de Ouro

Reprodução: Canal IBRACON

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes