Início Maior roda-gigante da América Latina está nas suas etapas finais de instalação e inauguração é prevista para Agosto

Maior roda-gigante da América Latina está nas suas etapas finais de instalação e inauguração é prevista para Agosto

3 de agosto de 2022 às 18:03
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Maior roda-gigante da América Latina
Maior roda-gigante da América Latina (Reprodução: divulgação)

A maior roda-gigante da América Latina, com 91 metros de altura, anteriormente anunciada em outubro de 2020 pelo Governo do Estado de São Paulo, já está em suas etapas finais de instalação no Parque Cândido Portinari, localizado em São Paulo. A previsão é que a inauguração da roda-gigantes ocorra ainda neste mês de agosto.

A empresa responsável pela implementação da maior roda-gigante da América Latina é a São Paulo Big Wheel (SPBW), que foi a vencedora do chamamento público. Para continuar com o projeto, a empresa pagará a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente R$141 mil reais mensais, ou 10% do valor do faturamente bruno, caso seja maior.

Intitulada de Roda São Paulo, a roda-gigante ocupará uma área de 4,5 mil metros quadrados. Ela possui 42 cabines climatizadas, sendo capaz de transportar até 10 pessoas em cada “volta”. Inclusive, em sua capacidade total, ela poderá receber até 420 pessoas por passeio. De acordo com o Governo de São Paulo, o projeto surgiu para erguer a maior roda-gigante da América Latina.

Neste sentido, vale citar que a São Paulo Big Wheel também possui o quadro societário composto pela mesma holding de investidores donos de outros projetos de turismo, tais como o FG Big Wheel, em Balneário Camboriú, e o Alles Park, localizado em Pomerode.

O responsável pelo projeto elétrico é o escritório Valle & Otto Engenheiros Associados, de Brusque. Para concluir o projeto, o escritório afirmou que três semanas foram necessárias.

Gilmar Otto, engenheiro eletricista e sócio do Valle & Otto, falou sobre o projeto, afirmando que em Balneario Camboriu, eles também foram responsáveis pelas reformas necessárias da roda-gigante. Assim, quando foi inaugurado, a FG Big Wheel teve algumas questões incertas, portanto, foi necessário retirar toda a fiação e refazer o projeto.

Outro escritório responsável pela assinatura do projeto é a Levisky Arquitetos Estratégia Urbana, que utiliza materiais sustentáveis para a construção, tais como sistemas de reutilização de água, estrutura adaptada para acessibilidade de pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade, além de pavimentos permeáveis.

Maior roda gigante da América Latina será construída em parque de SP

Reprodução: Canal Band Jornalismo

Leia mais: A obra da nova ponte entre o Brasil e o Paraguai está quase completa! Essa ponte será a segunda responsável pela ligação entre os dois países.

Maior roda-gigante da América Latina terá tecnologia inovadora

A tecnologia utilizada na roda, “continuou loading”, permitirá o embarque e desembarque dos passageiros, sem necessitar interromper por completo o percurso, sendo perfeito para otimizar o acesso a roda-gigantes e evitar grandes filas.

Sobre a Maior roda-gigante da América Latina, Otto afirmou que, durante muitos anos, trabalhou em obras navais, posteriormente focou em loteamentos. Por isso, o projeto de Balneário Camboriú foi um grande desafio, mas suficiente para trazer embasamento e facilidade para resolver algumas questões de São Paulo.

O investimento da roda-Gigante São Paulo está avaliado em R$10 milhões. Neste sentido, Otto afirmou que elevou as proporções do projeto realizado em Balneário Camboriú para São Paulo. Segundo ele, esse tipo de projeto tem se tornado cada vez mais comuns, por isso, alguns outros projetos surgiram como em Maceió, além de um outro grande projeto enorme e completo com o Instituto Butantã.

Além disso, no Parque Villa-Lobos, no canteiro de obras da Maior Roda-gigante da América Latina, a famosa “Roda São Paulo”, foi transportada pelo maior guindaste exportado da China para a América do Sul, o QAY650A, que ganhou uma tarefa muito importante em sua estreia no Brasil.

Isso porque o projeto que, anteriormente, foi anunciado pelo Estado de São Paulo, tem como intuito revitalizar a área ao redor do Rio Pinheiros. Por isso, a região poderá contar com uma roda-gigantes de 91 metros de altura, a maior roda gigante da América Latina, que substitui a Yup Star Rio, que antes detinha o recorde.  A iniciativa demonstra o poder da engenharia moderna para revitalizar áreas e ampliar o seu leque de projetos bem sucedidos no país.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes