Tuesday, 03 de August de 2021

Personalização de ambientes: desafios e oportunidades para a sua construtora

Personalização de Ambientes: Novos desafios e oportunidades para a sua construtora! Confira!

Adquirir um imóvel ainda na planta para depois fazer a realização de alterações estruturais, para muitos clientes é sinônimo de atrasos e para atender a uma parcela do consumidor brasileiro, as construtoras passaram a investir cada vez mais na personalização dos ambientes. Várias empresas de grande porte já revelaram que mais da metade dos imóveis oferecidos passaram por alguma customização, com a possibilidade de fazer alterações no imóvel sem custos adicionais e deixar o espaço com a cara e gosto do cliente, os consumidores vêem nesta modalidade um grande diferencial promissor.

Para a construtora, oferecer esse serviço para seus clientes é muito além do planejamento, é necessário levar em consideração os custos extras que esta modalidade poderá acarretar, principalmente se um projeto eventualmente der errado. E além desses fatores, é necessário ainda levantar questões antes e depois da entrega do imóvel, oferecer ao seu cliente a oportunidade de customização dos ambientes ainda na fase de construção do próprio imóvel é um diferencial, portanto, caberá a construtora se preparar para oferecer um serviço de qualidade sem se deparar com surpresas desagradáveis futuramente.

Hoje neste artigo iremos tratar sobre a importância da oferta de personalização de ambientes e como ela pode impactar a rotina da construção e também os seus negócios. Continue conosco até o fim desta leitura e confira!

Personalização de Ambientes

A partir do momento em que a empresa aposta na tendência da Personalização de Ambientes, você deverá incluí-la em toda a sua estratégia de atuação. Será preciso fazer uma análise criteriosa de todos os custos que irão surgir. A personalização de ambientes deverá seguir uma linha racional onde não coloque em risco a segurança da estrutura. Por exemplo: A sua empresa poderá trazer um catálogo de alterações mais simples e outras possíveis opções mediante a uma análise.

A utilização de sistemas de segurança e dispositivos conectados para travas e acionamento de sistemas de luzes é um exemplo. Uma outra grande personalização de ambientes que você poderá oferecer é a automatização do imóvel com inteligência artificial assim como o comando de voz pela Alexa. Implantar esses dispositivos trará um impacto na rede elétrica e essa possibilidade deverá ser considerada ainda na fase inicial do projeto.

Uma boa oportunidade é criar, ainda na fase de estruturação, uma lista de possibilidades de customização para o cliente escolher. Assim ficará mais fácil para ambas as partes preverem custos e benefícios.

Padrão de Qualidade

Auditorias e inspeções são fundamentais para um processo construtivo e consolidado, este cuidado merece ainda mais atenção quando estamos personalizando os ambientes. Ao oferecer kits de personalização e melhorias na planta original será necessário fazer um acompanhamento detalhado e verificar cada uma das tarefas que poderá implicar na entrega correta das solicitações. É fundamental que você fique por dentro do projeto!

Personalização de ambientes

As personalizações mais comuns que são oferecidas pelas construtoras estão os kits de melhorias que oferecem louças especiais, assim como torneiras e cubas diferenciadas e também os revestimentos, ladrilhos, opcionais como banheiras e kits de automação com sistema de biometria ou comando por voz, por exemplo. É importante que a construtora se certifique de que contará com esses produtos para a instalação antes mesmo de oferecer os kits. É importante que você mantenha também um cadastro atualizado dos fornecedores para agilizar as entregas e também confira as disponibilidades.

É essencial que você conte com um histórico das alterações, para que a manutenção ocorra dentro do prazo esperado. Conhecer mais sobre o produto que está sendo instalado e o fornecedor evita problemas eventuais. A alteração estrutural deve também seguir a mesma lógica. O histórico detalhado da construção irá garantir uma mudança segura.

Apenas com informações consolidadas e idôneas será possível oferecer à construtora um monitoramento de pontos de melhoria para projetos futuros. E também poderá atuar com a assistência técnica com maior precisão e assertividade. Coletando essas informações durante a obra, a parte da assistência técnica será contará com maior eficiência.

Com o uso de Aplicativos e Softwares, os indicadores são coletados e registrados em sua maioria em tempo real, sem ter uma necessidade de redigitação. A falha destes dados é reduzida e os próximos passos com os clientes será transparente, incluindo os processos de vistoria e entrega.

Lembre-se que a customização irá interferir diretamente na estrutura do espaço e a segurança dessas alterações deverá ser garantida com prioridades. É necessário que você deixe claro ao cliente que as alterações deverão ter limites que devem ser respeitados e que a construtora irá manter um padrão de qualidade em sua atuação.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.