Início Práticas ESG ganham protagonismo nos canteiros de obras e setor da construção civil ganha otimismo

Práticas ESG ganham protagonismo nos canteiros de obras e setor da construção civil ganha otimismo

25 de julho de 2022 às 13:22
Compartilhe
Siga-nos no Google News
canteiros de obras
Canteiros de obras (Reprodução: divulgação)

Atualmente, garantir a segurança dos canteiros de obras e conseguir se adequar ao mercado da construção civil atrelado à sustentabilidade é uma tarefa difícil. 

Entretanto, a adaptação a norma técnica nacional (TBR 15575), que preza pelo conforto, estabilidade, acessibilidade e muitos outros, tem sido a garantia para um empreendimento seguro, que oferece as condições adequadas para ter uma moradia de longa duração.

Conforme um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, cerca de 70% da população mundial deverá estar situada nos centros urbanos. Nesse sentido, podemos dizer que o mercado imobiliário já está aquecido desde os dias atuais, e que essa previsão só ressalta a importância de garantir que o grande número de construções seja feita da maneira adequada.

Ainda conforme o levantamento da ONU, temos um paralelo: Primeiramente, haverá um grande impacto ao meio ambiente devido a alta população das cidades, além da alta demanda de empregos no setor imobiliário. Dessa forma, é necessário que o setor da construção civil desenvolva métodos e políticas para minimizar os impactos ambientais e sociais dos seus empreendimentos, especialmente nos canteiros de obras.

Uma das ações que pode beneficiar os canteiros de obras é a utilização de energia solar renovável. Atualmente, 48% da energia brasileira é advinda da água, biomassa, vento e sol. Por isso, as energias renováveis aparecem nos canteiros de obras e devem permanecer até a fase final de entrega, quando só empreendimentos são entregues aos donos.

Canteiros de obras são beneficiados pelos painéis solares

Um dos benefícios dos painéis solares aos canteiros de obras, é a proteção que eles oferecem às variações da conta de energia, que pode aumentar em períodos de seca, quando os níveis de água das hidrelétricas diminuem, gerando um impasse produtivo para as usinas. Neste sentido, as energias renováveis possibilitam às empresas passar por esse período sem grandes problemas, mantendo o alto número de contratação e até mesmo uma grande diminuição da conta de energia.

Além disso, outras opções surgiram para melhorar a qualidade de vida dos moradores, como jardins verticais e terraços verdes. Isso porque as plantas que estão na lateral dos prédios filtram o calor recebido, e garantem a redução da temperatura na superfície da parede, que pode ser reduzida em até 11ºC.

Outra vantagem que existe no setor é sobre o uso de água. Atualmente, existe uma melhor educação ambiental nos canteiros de obras, o que inclui redutores de vazão, reuso da água de chuva, bombas eficientes, tratamentos de efluentes e de águas cinzas. Essas atividades garantem conscientização e economia considerável, o que gera menores gastos aos moradores.

Além disso, os materiais utilizados e os métodos construtivos também garantem impactos significativos. Isso porque as construtoras buscam soluções mais eficientes, que possam proporcionar construções mais leves, que utilizam de estruturas de concreto armado, paredes internas de drywall, paredes de concreto, pintura wireless, além de kits para instalação elétricas e hidráulicas.

Em suma, a sustentabilidade no setor da construção civil  garante a redução de gastos pela otimização de processos, ao substituir materiais e aderir a consumo de energia renovável e consciente. Isso oferece maior conforto para os proprietários, além dos profissionais nos canteiros de obras.

Comece a semana com emprego! Empresas e construtoras divulgam vagas para fiscal de obras, veja.

O que são práticas ESG e quais os benefícios para os canteiros de obras

Basicamente, ESG representa “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em tradução literal para o português). Sendo assim, ESG se refere a práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, que geralmente estão alinhadas a questões ambientais.

Neste contexto, o ESG é utilizado quando uma empresa ou negócio busca minimizar seus impactos ambientais, sempre em busca de construir um mundo mais justo e sustentável, tanto para as pessoas que consomem dessas construções, como para quem participa do processo de criação.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes