O setor da construção civil precisa cada vez mais se adequar à sustentabilidade e adotar medidas que reduzam os resíduos urbanos e o descarte inadequado de materiais nas obras
Um dos maiores contribuintes para o acúmulo de resíduos urbanos, o setor da construção civil vem crescendo cada vez mais sem se atentar à sustentabilidade nas operações. Assim, para esta sexta-feira, (04/02), o segmento urge novas medidas tomadas para garantir a redução do descarte inadequado dos materiais das obras e um maior compromisso ambiental nos projetos.
Leia também:
Geração desnecessária de resíduos urbanos é um dos principais problemas do setor de Obras e Construção Civil no mercado nacional
A relevância da indústria da construção civil para a manutenção do Brasil é inegável, uma vez que ela movimenta uma grande parcela do capital anual, além de gerar um grande número de empregos. No entanto, algumas medidas precisam ser tomadas para adotar mais sustentabilidade dentro do segmento. Entre elas, a questão da geração desnecessária e constante de resíduos urbanos e o descarte inadequado dos materiais das obras são os principais problemas que cercam o cenário atual.
Assim, o professor Itamar Lorenzon, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), comentou sobre a sustentabilidade dentro da construção civil e destacou que “Apesar de ser um conteúdo obrigatório para os cursos na área de Construção Civil, a maioria deles não oferece informações sobre os níveis de planejamento, nem aulas práticas com programas gerenciadores de projetos. O controle é fundamental para quem quer fazer uma gestão plena. Com a medição do desempenho, você consegue estabelecer metas e objetivos a serem atingidos, comparar com obras de referência e economizar recursos”.
- Reviravolta na Construção: Automação e Estratégias de Expansão Moldam o Futuro
- Crescimento e desafios marcantes no setor da construção civil em 2024
- Apesar dos medos, construtores ainda resistem ao seguro cibernético
- Muitas vagas de emprego disponíveis no time CBS em diversas áreas da construção e montagem
O especialista destaca que, entre as medidas necessárias para a melhoria das obras e dos projetos no segmento, as principais são aprimorar o nível de precisão dos orçamentos, otimizar o uso de recursos, reciclar os resíduos e controlar a produtividade da mão de obra. Assim, o cenário atual da construção poderia estar mais atrelado à sustentabilidade e comprometer menos o meio ambiente na realização de novas construções.
Gestão de qualidade e capacitação dos profissionais são essenciais e urgentes para o setor de Obras e Construção Civil
Além da questão da sustentabilidade e da geração de resíduos urbanos, o setor da construção civil também sofre com uma gestão de qualidade antiga, que não se adaptou ao momento atual do mercado. Assim, o especialista acredita que todo profissional da construção civil precisa saber determinar quanto uma obra vai custar, como obter custos unitários e os preços dos insumos que serão contemplados no orçamento. Para ele, essa é uma forma melhor de garantir a eficiência e a qualidade dos projetos, sem gastos desnecessários e excessivos de materiais nas obras.
A questão da má gestão de qualidade leva a um outro ponto pouco discutido no segmento, a falta de capacitação de profissionais da área da construção civil. Esse é um problema muito comum e novas iniciativas estão sendo pensadas para melhorar a eficiência e a profissionalização desses trabalhadores. Assim, desde o ano de 2013 a UFSCar oferece curso de aperfeiçoamento em Gestão de Obras, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Instituição, na modalidade de ensino a distância, visando melhorias dentro do segmento.
O curso está previsto para março e a grade curricular conta com exercícios e simulações realizados em programas computacionais para que os profissionais tenham contato com novas abordagens de gestão. Além disso, as inscrições estão abertas e Engenheiros, arquitetos, tecnólogos de edificações, gerentes e gestores de empreendimentos da construção civil podem participar apenas se inscrevendo nesse SITE AQUI.