MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Summit da Construção discute temas importantes do setor

Summit da Construção discute temas importantes do setor

12 de julho de 2022 às 10:34
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Summit da Construção
Summit da Construção (Reprodução: divulgação)

Com o constante crescimento da construção civil, diversos temas foram apresentados e debatidos durante a 9.º edição do Summit da Construção, organizado pelo Grupo Tribuna.

O evento, que ocorreu na última segunda-feira (4), discutiu problemas, tendências e avanços para o setor da construção civil entre 2021 e 2022.

Em seu primeiro ato, uma palestra realizada por Ieda Vasconcelos, chefe da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), teve destaque positivo. Por lá, diversos temas foram mostrados e debatidos, mostrando os desafios da construção civil nos últimos anos. Devido ao excelente conteúdo da apresentação, a introdução utilizada na palestra foi citada em outros momentos do evento.

Artigos recomendados

Durante o evento, Ieda observou dois pontos fundamentais na construção civil: primeiramente, o baixo crescimento do PIB nos últimos anos (cerca de 0,3% entre 2011 e 2022) e a alta de preços dos insumos para a realização das obras. Segundo ela, eles são os problemas mais recorrentes no setor em 2022. Vale salientar que entre junho de 2020 e maio de 2022 o INCC de materiais equipamentos de construção teve uma valorização de 51,07%.

Posteriormente, um painel nomeado “Smart cities: mobilidade urbana e outros desafios” abordou o conceito de cidade inteligente, e das etapas que precisamos ultrapassar para alcançar isso. Além disso, uma palestra com Rodrigo Sgavioli, Head de Alocação e Fundos do Research da RNA INVEST, apontou sobre os impactos do mercado da construção civil na área de investimento.

Um dos melhores painéis do Summit da Construção

Após uma pausa para o almoço, o Summit da Construção retornou com o painel “Retrofit, como e quando fazer” que exemplificou como a prática pode ser utilizada e benéfica, especialmente para a produção. Durante o painel, Maxime Barkaz, fundador da Llion Partners, e especialista na aquisição e reposicionamento de prédios antigos de São Paulo, Maria João Figueiredo, arquiteta do MMBB Escritório de Arquitetura de São Paulo, e Gustavo Nunes, arquiteto do To Fix, palestraram e discutiram sobre o tema.

Além disso, Marcelo Gonçalves, sócio-consultor da Brain Inteligência Estratégica levantou durante a sua palestra, as oportunidades e desafios da construção civil na Baixada Santista. Posteriormente, ele apresentou dados do avanço no local, como 3.456 apartamentos lançados em Santos entre 2018 e 2022, que estão divididos em 35 construções.

Como prova do sucesso da empreitada em Santos, Gonçalves apontou que, deste número, somente 26,9% estão disponíveis atualmente, apresentando a grande procura da população santista por novas moradias. Neste sentido, vale salientar que todos os dados foram coletados pela Brain Inteligência Estratégica durante algumas pesquisas de campo.

Para finalizar o dia, Leonardo Delfino e Manuel Farias Toledo abordaram em seu painel os Construtechs, que consistem em startups focadas no setor de obras. Posteriormente, José Carlos Martins, presidente da CBIC, apresentou a sua visão sobre os temas e apontou problemas e soluções para o setor da construção civil durante este momento de crise econômica.

O Sucesso do Summit da Construção

Finalmente, as eloquentes discussões nos painéis e os enormes dados apresentados, apontou que o Summit de Construção, organizado pelo Grupo Tribuna, superou as expectativas do público e apontou inovações e tendências para o setor que, inclusive, podem estar no mercado nos próximos meses.

Segundo Ivana Montemurro, Gerente de Marketing do Grupo Tribuna, a realização do Summit da Construção é uma experiência motivadora, especialmente por contribuir no conhecimento do ramo e, eventualmente, permitir que o setor da construção civil possa continuar em ascensão.

Para quem deseja acompanhar os painéis e se atualizar com todos os dados apresentados, uma cobertura completa do evento estará disponível no especial do G1 Santos e região. Além disso, alguns cadernos especiais dos jornais impressos cobrirão o evento durante todo o mês de julho e agosto.

Even Construtora, potência da construção civil, está com vagas de emprego para São Paulo (SP).

Por fim, a TV Tribuna também apresentará algumas falas ocorridas no evento. Durante o Summit da Construção, o evento pode contar com o patrocinio das empresas Âncora Construtora, Miramar Construtora e do Grupo Macuco. Além disso, as empresas Engeterpa, Engeplus, Besmon, RNA Invest e a associação Asseboc também apoiaram o evento.

Relacionados
Mais recentes