Início Aumento do aluguel está acontecendo somente no governo Bolsonaro? Crise do mercado imobiliário é internacional 

Aumento do aluguel está acontecendo somente no governo Bolsonaro? Crise do mercado imobiliário é internacional 

2 de junho de 2022 às 08:19
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Aumento do aluguel está acontecendo somente no governo Bolsonaro? Crise do mercado imobiliário é internacional  - Pixabay
Aumento do aluguel está acontecendo somente no governo Bolsonaro? Crise do mercado imobiliário é internacional  – Pixabay

Durante essa quinta-feira, 02 de junho, o portal do G1 publicou uma notícia abordando que o valor do aluguel do estado do Rio de Janeiro teria aumentado em ao menos 11% em doze meses. Os dados foram revelados pelo Índice Quinto Andar de Aluguel.

O valor da alta do aluguel no estado do Rio de Janeiro está em uma dos maiores dos últimos três anos. Os grupos de oposição argumentam que a crise do setor imobiliário está relacionada a Jair Bolsonaro. No entanto, os dados mostram que a hiperinflação é mundial e, de acordo com uma pesquisa do Reuters, é estimado por ao menos 80% dos analistas entrevistados que a situação tende a ficar pior. 

Para se ter uma ideia, durante o mês de maio, a alta foi de ao menos 1,1% em relação ao mês de abril. E, segundo a mesma pesquisa, os moradores da região Metropolitana estão tendo que optar por apartamentos em vez de casas, e não estão satisfeitos com a qualidade dos imóveis. Os valores praticados durante todo o mês de maio se mostram bem mais altos que a média adicionada sobre a temporada no estado. A valorização é de 2% em apartamentos com um dormitório, 1,4% em apartamentos com dois dormitórios e de ao menos 1,6% em apartamentos com mais de 3 dormitórios. 

Leia mais, além do mercado imobiliário: 

Aluguel de quartos ficam mais caros em todo o mundo, não somente no governo de Bolsonaro

A crise deixada pela pandemia fez com que o aluguel de quartos em todo mundo ficassem mais caros. Em uma matéria que foi compartilhada  pelo próprio site da universidades St Catherine ‘s College, o intuito é de aumentar em ao menos 11,8% o valor dos apartamentos dos estudantes no ano de 2022 para conseguir superar a crise deixada pela pandemia. O mercado imobiliário vive uma bolha e, de acordo com analistas, pode estourar com o aumento da taxa de juros. Agora, a universidade saiu de  £ 1.480 para £ 1.654 por período.

Vale situar que a universidade declarou que os valores de aumento estão relacionados aos preços externos para compensar os gastos que possuem com os seus alunos. Dessa forma, não quer dizer que estão tendo algum lucro sobre a valorização dos quartos. 

A proposta de aumento de ao menos 11% sobre o valor dos quartos aconteceu durante  o período em que o Reino Unido vem enfrentando uma inflação anual de ao menos 7%. Essa inflação está sendo uma das maiores já vistas desde o ano de 1992 no país. Vale salientar que os preços nos Reino Unidos estão subindo, desde que houve a pandemia, na faixa de 9% ao ano. 

O aumento dos aluguéis de quartos apenas neste país é um exemplo, dentre vários, que mostram que o preço de aluguéis e de terrenos está inflado. O mercado de construção civil, além do setor do mercado imobiliário, também enfrenta alta de preços expressivos pela falta de estoques e materiais. 

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes