Início 5 dicas para construir mais barato, economizando tanto dinheiro quanto tempo 

5 dicas para construir mais barato, economizando tanto dinheiro quanto tempo 

9 de agosto de 2022 às 08:37
Compartilhe
Siga-nos no Google News
dicas para construir mais barato
Dicas para construir mais barato (Reprodução: divulgação)

Está pensando em reformar a sua casa, mas não sabe o que fazer para poupar nos gastos? Bem, nós sabemos que reformar uma casa pode não ser tão fácil, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças! Por isso, trouxemos para você 5 dicas para construir mais barato!

Dicas para construir mais barato: primeiramente, um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI) apontou que somente nos últimos cinco anos, o valor para o metro quadrado de uma construção ou reforma subiu quase 50%. Somente no primeiro trimestre de 2022, tivemos uma alta de mais de 2%.

Neste sentido, conclui-se que a principal razão é o aumento do valor da matéria-prima, que é repassado aos preços de materiais usados nas obras. Sendo assim, sabendo disso e das dificuldades que muitos encontram na hora de fazer uma construção, conheça 5 dicas incríveis para construir mais barato!

5 dicas incríveis para construir mais barato

Vamos combinar, todo mundo que está construindo já sabe: o custo total de uma obra pode ser muito mais caro do que o esperado, especialmente se a obra não for bem realizada. Por isso, se você quer construir mais barato e não sair tanto do orçamento, confira as incríveis dicas abaixo.

1) Tenha um projeto bem estruturado

Poucos sabem, mas a maioria das casas brasileiras são construídas sem um planejamento adequado. Devido a falta do projeto, é necessário refazer diversos serviços, o que resulta no aumento do custo da obra e, eventualmente, até o dobro do orçamento inicial. 

Sendo assim, se você deseja evitar gastos desnecessários, consulte um engenheiro ou arquiteto para que a obra seja bem estruturada, o que pode resultar numa construção mais rápida e barata. Além disso, se desejar economizar ainda mais, é possível obter gratuitamente um projeto de casa padrão na prefeitura da sua cidade.

2) Busque economizar nas tubulações

Um dos erros que fazem com que o valor de uma obra seja muito mais caro do que o necessário é não saber onde colocar as tubulações. Neste sentido, o ideal em uma obra é deixar a cozinha, o banheiro e a área de serviço em locais bem próximos. Dessa forma, além de gastar muito menos na compra de tubulação, você ainda diminui o custo geral de mão de obra.

3) Defina bem o tempo de obra

Em geral, quando a reforma está pronta dentro do prazo combinado, você evita diversos gastos, especialmente com mão de obra a mais. Inclusive, muitas obras acabam atrasando devido a falta de orçamento do contratante, ou a incidência de chuvas. Portanto, tenha em mente que uma boa obra precisa de orçamento o suficiente para não atrasar, além de que a temperatura pode afetar alguns serviços básicos, como a pintura, por exemplo, e a obra deve ser feita em um período seco e de sol.

4) Compare preços de material de construção

Uma das 5 dicas incríveis para construir mais barato é sempre priorizar a compra de materiais em lojas locais, pois o frete será mais barato e você ainda conta com um serviço de garantia. Além disso, outra dica é comprar direto da fábrica, se caso for possível, para ganhar descontos extras. Em geral, ao realizar uma obra, sempre consulte diversas lojas na sua região, pois os descontos são grandes quando compramos em grande quantidade.

5) Evite a construção por etapas

As vezes é inevitável, mas caso precise construir a sua obra por partes, faça todos os cômodos do tamanho ideal que eles devem ter. Isso porque sairá muito caro aumentar a cozinha ou a sala depois da obra em andamento, ou até mesmo construir um cômodo completamente novo.

Leia mais: Vai fazer uma reforma? Veja quais são os 10 erros em obra que geralmente ocorrem e que você não deve fazer.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes