Wednesday, 26 de January de 2022

Emccamp Residencial comenta acerca da otimização das obras com o uso do Sistema Construtivo Racionalizado

Empresa da construção civil, Emccamp Residencial, destacou a importância dos pré-fabricados e paredes de concreto moldadas para a otimização das obras

A famosa no ramo da construção civil, Emccamp Residencial, destacou a importância do uso de pré-fabricados e paredes de concreto moldadas in loco para a otimização das suas obras

A busca por novas alternativas no setor da construção civil que contribuam para uma maior otimização do tempo de obras é cada vez mais crescente e, durante esta última terça-feira, (30/11), a Emccamp Residencial comentou acerca da importância da utilização de pré-fabricados e paredes de concreto moldadas in loco nas suas obras, o que facilita a construção e otimiza o tempo.

Não perca:

Empresa Emccamp Residencial é destaque no uso de tecnologia de pré-fabricados nas suas obras

O setor da construção civil está cada vez mais voltado para a tecnologia e como ela pode auxiliar no melhoramento das construções e o uso de materiais pré-fabricados e paredes de concreto moldadas in loco pode facilitar as obras e reduzir bastante o tempo de construção, otimizando as operações ao redor de todo o mundo. A Emccamp Residencial já é bastante famosa pela utilização desses materiais em seus projetos e pela otimização de tempo que ela consegue nas suas obras. 

Juliana Félix, engenheira de Projetos da Emccamp Residencial, comentou acerca da importância da utilização desses materiais e como eles podem ser úteis em seus diversos projetos, afirmando que “nosso sistema de formas de alumínio para fabricação de paredes em concreto armado foi trazido da China e aperfeiçoado internamente. Com esse processo é possível erguer um prédio mais rápido que o método tradicional”.

A principal vantagem da utilização de materiais pré-fabricados no setor da construção civil é o tempo gasto em cada obra, uma vez que ele irá delimitar a quantidade de investimentos que precisará ser feito no projeto. Juliana Félix destacou, em relação a essa vantagem, que “sobre a redução do tempo de obra, em blocos de até cinco pavimentos temos uma produtividade média de dois apartamentos construídos por dia, com um jogo de forma de dois apartamentos. Para as torres, estamos construindo em média 1,1 apartamentos/dia”.

Sistema Construtivo Racionalizado reduz também os custos fixos das obras na construção civil 

Além do principal objetivo da utilização do Sistema Construtivo Racionalizado, com os materiais pré-fabricados, que é a otimização de tempo em cada projeto, essa prática também pode auxiliar na redução de custos dos projetos, sejam eles fixos ou indiretos. Entretanto, eles precisam ser estudados e analisados com base em fatores como as unidades construídas e o prazo de obras. “é inapropriado simplesmente dar um número sem estudar fatores importantes que interferem em uma obra. No caso do concreto, até a localização, por exemplo, pode inviabilizar um empreendimento se não tiver usina de concreto próximo à obra”, comenta Juliana. 

Já em relação ao uso das paredes de concreto moldadas in loco no canteiro de obra, a mão de obra é diminuída, assim como a porcentagem de desperdícios, além de promover uma organização maior na construção. A engenheira pontua que “acredito que essa tecnologia veio para ficar, com a tendência em mesclar com vedações internas não estruturais, permitindo flexibilidade nos cômodos para os usuários”.

Assim, a Emccamp Residencial continua investindo na utilização de materiais pré-fabricados e paredes de concreto moldadas in loco nas suas obras e pretende expandir ainda mais essa iniciativa, para que sirva de referência e a logística do setor da construção civil possa aderir também a essa utilização e crescer ainda mais no mercado nacional.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.