1. Início
  2. / Noticias
  3. / Falta de equipamentos na construção civil deverá ser suprimida por investimentos da Versátil Andaimes
Tempo de leitura 3 min de leitura

Falta de equipamentos na construção civil deverá ser suprimida por investimentos da Versátil Andaimes

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 08/22/2022 às 17:01
equipamentos na construção civil
Equipamentos na construção civil (Reprodução: divulgação)

A Versátil Andaimes e Escoramentos, uma empresa brasileira focada no mercado e locomoção de equipamentos para a construção civil, com atividade no Paraná e em Santa Catarina, antecipou os seus investimentos previstos para o ano que vem, e ampliou em 400 toneladas a meta de fabricação de andaimes convencionais e escoras metálicas para este ano.

Até o mês de junho, a empresa já produziu 400 toneladas de equipamentos e, com a antecipação dos recursos de 2023, a Versátil Andaimes vai fechar este ano com 800 toneladas de novos produtos, que estão escassos na construção civil devido a alta demanda que vem ocorrendo. Sendo assim, todo o material será fabricado na unidade da empresa em Colombo (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, e em seguida será distribuído para as cinco unidades de atendimento.

Dessa forma, os investimentos na fabricação de equipamentos para a construção civil acontece devido a taxa de ocupação do andaime convencional e da escora metálica estar em torno de 85% durante esse ano, algo bem acima da média histórica do produto, que sempre ficou na casa dos 60%.

Os dados apontam a escassez deste tipo de produto. Por isso, o cenário da construção civil exige que as incorporadoras e construtoras planejem, de forma mais cautelosa, o cronograma das obras, além de anteciparem o contrato de aluguel, para evitar paralisar a construção por falta de equipamentos necessários.

Versátil Andaimes busca frear escassez na construção civil

Por outro lado, a Versátil Andaimes durante este semestre, investirá na criação de um segundo turno na linha de pintura. Dessa forma, a empresa dobra a sua capacidade de manutenção e visa dar mais agilidade a revisão de andaimes e escoras metálicas.

Neste sentido, Adriano Greca, Diretor de Operações da Versátil Andaimes e Escoramentos, afirma que a empresa deseja dar mais rotatividade aos equipamentos para garantir ao construtor a disponibilidade de material no momento em que as obras precisarem. Sendo assim, a empresa resolveu antecipar os investimentos previstos para 2023.

Segundo ele, desde 2021, a Versátil tem feito diversos investimentos com o intuito de otimizar os processo de revisão e manutenção, para ter produtos por menos tempo nos estoques, sempre à disposição dos clientes. Para isso, a empresa aumentou em 30% a sua mão de obra, para acelerar a logística. Com isso, ela se mantém ao lado dos construtores neste momento difícil da construção civil no Brasil.

Construção civil tem boa previsão de crescimento no cenário econômico.

Na última semana, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projetou um bom crescimento da indústria da construção civil em 2022, alta de 3,5%, driblando o cenário de inflação e alta de juros do setor. Além disso, o aumento também reflete na oferta de emprego do setor em alguns estados como Santa Catarina e Paraná, além de outras regiões onde a Versátil Andaimes atua.

Sendo assim, esse crescimento gera, além da escassez de equipamentos, uma pressão sobre a mão de obra na construção civil. Dessa forma, as incorporadoras e construtoras devem planejar de maneira mais cuidadosa o andar de suas obras, para evitar possíveis paralisações devido a falta de equipamentos e materiais necessários.

Conheça mais sobre a Versátil Andaimes e Escoramentos

Fundada em 1987, a Versátil Andaimes e Escoramentos é uma empresa especializada na engenharia de acesso à alta e segurança. Desse modo, é uma conhecida fabricante de equipamentos para a construção civil, oferecendo ao mercado uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos. Por outro lado, ela também oferece soluções técnicas e economicamente viáveis para atender as necessidades de pequenas e grandes obras.

Além disso, a empresa possui grande experiência comprovada em obras de grande porte, e confiabilidade em projetos complexos de engenharia, buscando assegurar o atendimento aos requisitos e necessidades do mercado com toda infraestrutura necessária à realização de suas atividades industriais.

Leia mais: 7 curiosidades sobre construção civil

Tags
Bruno Teles

Fala sobre tecnologia, inovação e construção civil. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos