Início 7 curiosidades sobre construção civil

7 curiosidades sobre construção civil

11 de agosto de 2022 às 16:53
Compartilhe
Siga-nos no Google News
curiosidades sobre construção civil
Curiosidades sobre construção civil (Reprodução: divulgação)

Historicamente, a construção civil foi responsável pela construção de diversos prédios, casas e outros empreendimentos que mudaram a humanidade para sempre. Desde então, diversas novas tecnologias e métodos surgiram para transformar a vida do planeta com obras e empreendimentos que desafiam a física. Sendo assim, confira 7 curiosidades sobre a construção civil!

7 curiosidades sobre construção civil: Todo mundo sabe que a construção civil está presente em todas as cidades do mundo. Desde os tempos mais antigos, a construção civil já era aplicada, de forma até mesmo misteriosa (as Pirâmides do Egito estão aí para provar!), por isso, confira 7 curiosidades sobre construção civil nas cidades brasileiras e do resto do mundo.

1) Lacunas nas estradas

Já viu espaços deixados em alguns pontos da estrada? Assim como barras de ferros em trilhos de trem? Bem, parece que isso é erro de cálculo ou um trabalho mal feito, mas, não é bem assim! Na verdade, se trata do oposto, as lacunas existem para que as estruturas tenham maior durabilidade e segurança.

Isso acontece devido ao metal presente nestas estruturas. Basicamente, o metal está presente em diversas estruturas, e com a luz solar e circulação de veículos, esse metal é aquecido. Sendo assim, como o metal começa a dilatar, as lacunas existem para deixar um “espaço vago” para o metal, para que ele não fique sem ir para onde ir. 

2) A construção civil é um dos marcos do Brasil

Quando pensamos em construção civil antigas, logo pensamos nas pirâmides do Egito. Entretanto, pouca gente sabe, sendo até curioso, é que a construção civil Brasileira é um dos marcos do setor no mundo! Um desses grandes feitos é o sistema de transporte do Metrô de São Paulo.

Inaugurado em 1974, o sistema de transporte do metrô é uma referência de qualidade para a América Latina, sendo destaque devido, principalmente, por ser o que carrega o maior fluxo de passageiros em menor tempo em todo o território sul-americano. Atualmente, cerca de 4 milhões de pessoas usam os 200 três por dia na capital.

3) Tijolos defeituosos nem sempre são descartados

No ramo da construção civil, o desperdício é inevitável, porém, sempre é evitado. Por isso, tudo o que não for possível reutilizar ou reciclar, é jogado fora. Nesse sentido, é muito comum que as olarias vendam tijolos defeituosos. Mas por quê? Simples: eles podem não ser usados na construção civil, mas dá para usá=los como efeitos, alicerces, ou até mesmo em lugares onde um tijolo inteiro não cabe

4) Argamassa, cimento e concreto é a mesma coisa?

Muitos acreditam que os três se referem ao mesmo material, com nomes diferentes. Isso está completamente errado! Embora eles não sejam completamente independentes, não quer dizer que são a mesma coisa. O cimento é o principal material, é a partir dele que vem a argamassa e o concreto. Já o concreto, é a mistura de cimento agregado fino e grosso, com a mesma proporção. No caso da argamassa, é uma mistura ainda maior de cimento com agregado fino, com areia substituindo o agregado grosso.

5) A construção civil pode ser vista do espaço!

Uma das 7 curiosidades sobre construção civil é sobre uma construção incrível, que pode ser vista do espaço. Você sabe qual é? Construída em VII A.C, pelo império chinês, que decidiu se isolar do mundo, a Muralha da China foi criada para inibir ataques das hordas bárbaras ao norte do país. Com 21 mil km de extensão, a construção pode ser vista do espaço, mesmo não sendo uma construção moderna. Atualmente, é um dos lugares mais visitados da China.

6) O primeiro arranha-céu

Devido a limitações tecnológicas, nem sempre foi possível construir grandes edifícios, como os que vimos nos dias atuais. Antigamente, devido ao crescimento das cidades, e o aumento do valor das terras, a necessidade de construir prédios mais altos foi sentido por grandes cidades do mundo.

Dessa forma, com o surgimento do concreto armado, uma nova alternativa surgiu: experimentar a construção de prédios mais altos. Sendo assim, para substituir prédios antigos de madeira, que queimaram em um incêndio, foi construído o Home Insurance Building, em 1885, na cidade de Chicago, com 10 andares. Para hoje, parece pequeno o prédio, mas, para a época, foi considerado o maior arranha-céu que existia na terra!

7) A construção brasileira que mais levou concreto

Basicamente, podemos dizer que o concreto foi o elemento construtivo mais importante do século XXI. Devido a sua resistência, ele é ideal para obras em grande escala. Sendo assim, você sabe qual é a construção brasileira que mais levou concreto? O Maracanã! Devido ao seu tamanho, nunca tinha se utilizado tanto concreto em uma mesma obra no Brasil, até outras empreendimentos surgirem como a Usina de Itaipu e a Ponte Rio-Niterói.

Leia mais: Vai fazer uma reforma? Veja quais são os 10 erros em obra que geralmente ocorrem e que você não deve fazer.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes