Wednesday, 26 de January de 2022

Para evitar descarte de lixo de forma incorreta, Prefeitura de Maceió cria Ecopontos

A construção civil é um dos setores que mais produz lixo, que deve ser descartado corretamente, e a prefeitura de Maceió desenvolveu Ecopontos para facilitar essa tarefa

A construção civil é um dos setores que mais produz lixo, que deve ser descartado corretamente, e a prefeitura de Maceió desenvolveu Ecopontos para facilitar essa tarefa

O problema relacionado ao descarte inadequado de resíduos urbanos está cada vez mais presente por todo o Brasil, principalmente em relação ao lixo provindo do setor da construção civil e, pensando nisso, a prefeitura de Maceió anunciou nesse último domingo, (28/11), a criação de Ecopontos pela cidade para que as pessoas possam descartar de forma correta esse lixo.

Não perca:

Sudes explica sobre o descarte inadequado de lixo da construção civil e alerta moradores da capital

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) vem em uma constante luta pela eliminação dos mais de 180 postos de lixo espalhados pela capital e o assunto da vez é o descarte inadequado do lixo da construção civil, um dos maiores problemas que assola a capital em razão das obras constantes que são realizadas e os resíduos se encontram espalhados pelas ruas de Maceió. 

A Sudes ainda alerta os moradores em relação ao Código Municipal de Limpeza Urbana, uma vez que, os moradores que descumprirem o descarte adequado para o lixo da construção civil, poderá ser multado de acordo com a quantidade e o tipo de resíduos que não foram descartados corretamente e, pensando em resolver esse problema, a prefeitura de Maceió desenvolveu Ecopontos para que os moradores possam fazer o descarte adequado do lixo da construção civil.

Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, comentou acerca da criação dos Ecopontos e afirmou que “Estes equipamentos oferecem para o cidadão a alternativa de não descartar errado e ajudar a manter a cidade limpa, levando seu resíduo da construção civil e depositando de forma gratuita. Mas, infelizmente, ainda encontramos muito material desse tipo nas ruas e isso acaba gerando mais trabalho e gastos extras para a prefeitura”. 

Saiba como irá funcionar os Ecopontos para que você possa fazer o descarte adequado dos resíduos da construção civil 

A prefeitura de Maceió anunciou alguns dados em relação ao descarte de lixo na cidade e os resultados são alarmantes, de 200 mil toneladas de resíduos recolhidos em locais irregulares, cerca de 70% são da construção civil e, com a criação dos Ecopontos, o governo da cidade pretende diminuir esses índices e ajudar na coletividade em relação aos resíduos. 

Assim, os Ecopontos ficarão disponíveis para que os moradores possam utilizar de segunda à sábado, das 8h às 17h, servindo como uma ótima opção para que você consiga descartar de forma adequada os resíduos da construção civil. Além disso, a Sudes disponibilizou o número 0800 082 2600 ou WhatsApp 98802-4834 para que os moradores possam denunciar as infrações em relação ao descarte adequado desse lixo. 

Os Ecopontos disponíveis para o descarte em Maceió estão localizados nos endereços abaixo e você já pode começar a fazer a sua parte pela limpeza da cidade de forma mais correta e responsável. 

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;

Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;

Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;

Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;

Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.