1. Início
  2. / Noticias
  3. / Senai e Governo do Paraná fecham parceria para utilizar BIM nas obras do estado
Tempo de leitura 3 min de leitura

Senai e Governo do Paraná fecham parceria para utilizar BIM nas obras do estado

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/02/2022 às 22:26
O governo do Paraná fechou uma parceria com o Senai para utilizar a tecnologia BIM nas obras do estado e fomentar uma expansão mais segura do setor da construção civil
O governo do Paraná fechou uma parceria com o Senai para utilizar a tecnologia BIM nas obras do estado e fomentar uma expansão mais segura do setor da construção civil. Fonte: Divulgação

O governo do Paraná fechou uma parceria com o Senai para utilizar a tecnologia BIM nas obras do estado e fomentar uma expansão mais segura do setor da construção civil

Nesta última segunda-feira, (31/01), o governo do estado do Paraná assinou um contrato de parceria com o Senai para estimular a utilização da tecnologia BIM, também conhecida como Building Information Modeling, nas obras da região. O objetivo é garantir mais eficiência nos projetos do setor da construção civil e incentivar o uso desse tipo de tecnologia no mercado estadual.

Notícias relacionadas:

Tecnologia BIM será utilizada nas obras futuras da construção civil no estado do Paraná após parceria com Senai 

A tecnologia BIM, também conhecida como Building Information Modeling, é uma nova forma de realizar projetos no setor da construção civil e vem crescendo cada vez mais no mercado internacional. Esse tipo de tecnologia oferece uma simulação completa das obras, além da análise e acompanhamento de custos e cronograma, permitindo um planejamento e execução mais eficientes da obra. Assim, a eficiência dos projetos e a assertividade nos orçamentos se torna mais prática e garantida com a utilização do BIM. 

Dessa forma, o governo do Paraná pretende investir nesse segmento e, junto do Senai Paraná e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), assinou um termo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar e implantar a tecnologia BIM em projetos e obras públicas. O acordo entre o governo e a companhia também prevê a realização de cursos, estudos, análises e um acompanhamento de todos os projetos públicos da construção civil que possam se beneficiar desse tipo de tecnologia. 

O Paraná é um dos estados que mais vêm investindo em tecnologias para o aperfeiçoamento dos setores, incluindo o da construção civil, e o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, com sede em Ponta Grossa, é hoje uma das principais referências do país em termos de capacitação de profissionais e empresas para uso do BIM. Tudo isso vem contribuindo para um crescimento expressivo do setor na região de forma segura e eficiente. 

Governo do Paraná comemora parceria firmada com o Senai para a utilização do BIM nas obras públicas do estado 

O estado do Paraná segue com os seus investimentos voltados para melhorias na construção civil desde 2019, quando foi instituída por decreto a Estratégia BIM PR. Assim, a parceria firmada com o Senai para a utilização da tecnologia nas obras públicas é mais um passo dado em busca de um futuro com mais eficiência nesse segmento. Além disso, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à SEIL, realizou a primeira licitação com exigência do uso do BIM para monitoramento do projeto recentemente no estado. 

Dessa forma, o secretário Sandro Alex, que comanda a SEIL, destacou que o Sistema Fiep, do qual o Senai faz parte, ressalta a importância da parceria para o futuro do segmento no estado e afirma que “Com esta nova parceria, trazemos algo moderno para a gestão pública, principalmente pela transparência e boa aplicação do dinheiro público na execução das obras que a tecnologia BIM possibilita. O Paraná é um dos poucos estados que tem essa preocupação, por isso nos tornamos referência no país”.

A parceria entre o Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Senai Paraná também será essencial para disseminar as informações sobre essa tecnologia não só dentro das empreiteiras e empresas da construção civil, mas também para empresários e os próprios profissionais que trabalham nesse segmento e precisam ter mais conhecimento sobre as atualidades nas obras.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos