Tuesday, 03 de August de 2021

Utilizando Tecnologia Mobile para a gestão do canteiro de obras

A tecnologia facilita vários campos do mercado de trabalho e também nossa vida pessoal.

No canteiro de obras essa facilidade não é diferente, a tecnologia mobile é uma evolução que está revolucionando os segmentos econômicos. De acordo com a IDC consultoria, o ano de 2014 bateu recordes de vendas em tablets e smartphones e atualmente acompanhamos um crescimento ainda maior entre o período de 2019 e 2020 mesmo que com os impactos causados pela pandemia.

A mobilidade tem se mostrado promissora para todas as fases da construção civil. Softwares que podem ser facilmente acessados auxiliam o fluxo do trabalho contínuo, com um total controle sobre custos. Há disponíveis atualmente, diversas ferramentas que auxiliam a eliminação de gargalos nas três etapas da construção, o que pode gerar maior flexibilidade de movimentação aos profissionais por meio de Tablets, Smartphones e entre outros meios. A gestão mobile traz benefícios enormes, como a agilização de processos que irão gerar ganho de tempo e minimizar os custos.

Confira neste artigo as principais vantagens em investir na tecnologia mobile para gerir melhor o canteiro de obras em todas as etapas da construção. Continue conosco até o final e confira!

Início da obra

A tecnologia mobile é excelente para agilizar a comunicação permitindo assim encurtar distâncias. Além das tecnologias 3G e 4G há equipamentos que possibilitam a criação de pontos de acesso à internet para diversos dispositivos de modo simultâneo. Há também produtos que oferecem um conjunto completo de voz integrada e comunicações que podem ser implantados de modo rápido e prático.

Fluxo de Trabalho

Utilizando Tecnologia Mobile para a gestão do canteiro de obras

A automatização no fluxo de trabalho pode vir a ser eficiente. Aplicativos que auxiliam os profissionais poderão ser baixados com facilidade e armazenar os serviços na “nuvem” poderá trazer segurança da informação.

Desde os construtores aos supervisores, passando por arquitetos e também engenheiros. Os softwares beneficiam todos os profissionais envolvidos, pois com a ajuda deste meio é possível criar e compartilhar projetos, contratos, esquemas e outros documentos de forma fácil e rápida para todos.

O controle e vigilância do canteiro de obras poderá ser feito também com tablets, notebooks ou sistemas de imagem de segurança. Que possibilitaram soluções que irão auxiliar o recolhimento das informações em tempo real que irá permitir uma gestão estratégica.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.