As medidas adotadas na construção civil e nos comércios de Manaus visam reduzir a aglomeração causada pelo público
Na Manhã do dia 27, o Governo do amazonas estabeleceu uma serie de novas regras e horários para a indústria de construção civil e comércios em geral de Manaus. A medida provisória visa reduzir o numero de pessoas que transitam na rua diariamente, causando assim aglomerações indesejadas e aumentando o risco de contaminação do Covid-19. o Decreto nº 42.526, publicado no Diário Oficial do dia 20 de julho deve entrar em vigor.
Leia também:
- Ministério da Infraestrutura (Minfra) assina ordens de serviço para obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia e da Travessia Urbana de Formosa, em Goiás
- Acidentes na construção civil: Saiba quais os principais e quais cuidados você deve tomar para preservar a sua vida
- Indústria da construção civil tentando trabalhar com coronavírus
Medidas válidas para a construção civil e comércios em Manaus
Estabelecendo horários escalonados para a abertura dos comércios e das atividades de construção. A determinação, segundo palavras do próprio governo da região, também está levando em consideração todas as atividades comerciais essenciais para a população.
Sendo assim, as atividades que envolvam obras e construção civil devem sempre iniciar por volta das 6h30, conforme estabelecido no decreto.
Similarmente, já as atividades que envolvam comércio de rua, tiveram que ser reajustadas conforme um novo cronograma do governo, ficando da seguinte forma:
- Das 6h às 7h, no trecho da avenida Lourenço da Silva Braga até a rua Floriano Peixoto;
- Das 7h às 8h, no trecho da rua Floriano Peixoto até a rua Guilherme Moreira;
- A partir das 8h30 às 9h, da rua Guilherme Moreira até a rua Luiz Anthony.
Uso de máscara
Por fim, tanto no comercio, quanto na construção civil o uso de mascaras é obrigatório, uma vez que o decreto reforma o uso da mesma, isso inclui o seu uso em vias publicas e todos os espaços públicos da região, ônibus, transportes coletivos, e qualquer estabelecimento comercial durante o tempo de permanência no local.