MENU
Noticias
Menu
Início Gestão na Construção Civil ainda necessita de melhorias e novas soluções

Gestão na Construção Civil ainda necessita de melhorias e novas soluções

15 de fevereiro de 2022 às 04:07
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Especialistas da UFSCar comentam sobre a necessidade de novas soluções para a gestão do setor da construção civil e a faculdade oferece curso de capacitação para garantir mais eficiência nas obras
Especialistas da UFSCar comentam sobre a necessidade de novas soluções para a gestão do setor da construção civil e a faculdade oferece curso de capacitação para garantir mais eficiência nas obras. Fonte: Pixabay

Especialistas da UFSCar comentam sobre a necessidade de novas soluções para a gestão do setor da construção civil e a faculdade oferece curso de capacitação para garantir mais eficiência nas obras

Apesar de ser um dos setores mais importantes do mercado nacional, a construção civil ainda sofre com uma gestão de obras e de projetos bastante antiquada. Assim, a UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, comentou nesta última quinta-feira, (10/02), sobre as necessidades de novas soluções para o segmento, além de reforçar o apoio da faculdade com um curso de capacitação voltado para a administração de forma eficiente nas obras.

Veja também:

Setor da construção civil ainda conta com gestão de projetos muito fraca e necessita expandir conhecimentos nessa área

A relevância do setor da construção civil no mercado brasileiro é inegável e o segmento segue sendo um dos que mais geram empregos e renda durante todos os anos. Apesar disso, essa ainda é uma área que não está se modernizando e acompanhando a era tecnológica e continua com sistemas de gestão de obras bastante antiquados. Aprimorar o nível de precisão dos orçamentos, otimizar o uso de recursos, reciclar os resíduos e controlar a produtividade da mão de obra são os principais desafios enfrentados pelo segmento atualmente. 

Além disso, o professor Itamar Lorenzon, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), destacou que o principal impasse atualmente para trazer novas soluções para o segmento é a falta de profissionais capacitados com a tecnologia atual para utilizar nos projetos do setor. Os cursos voltados para essa área contam com matérias sobre planejamento de obras, mas ainda são bastante escassas de conhecimentos mais atuais e alternativas mais eficientes para garantir uma melhor qualidade na gestão dos empreendimentos. 

Entre os aspectos menos trabalhados atualmente na área da gestão de obras, o principal é o controle da produção, que visa saber se a obra está no ritmo esperado, se os recursos estão sendo otimizados e se a mão de obra tem uma produtividade adequada. Com isso, muitos projetos da construção civil ainda demoram muito mais tempo que o necessário e demandam muito mais recursos de produção, já que não há um controle adequado dos gastos e um planejamento eficiente para essas obras. 

UFSCar disponibiliza um curso profissionalizante voltado para a gestão de obras dentro do setor da construção civil 

Pensando em modificar esse cenário atual no segmento da construção civil, no qual os trabalhadores não possuem conhecimento suficiente sobre a gestão das obras, a Universidade Federal de São Carlos possui um curso profissionalizante voltado para essa parte do planejamento dentro dos projetos. O curso de aperfeiçoamento em Gestão de Obras, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Instituição, foi desenvolvido no ano de 2013 e é feito a distância, visando atrair novos alunos e profissionais da área da construção civil para aprenderem mais sobre o tema.

O professor Itamar Lorenzon, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), comentou sobre a relevância desse curso atualmente e destacou que “A capacitação foi idealizada para atender a demanda do mercado por profissionais mais bem preparados na condução de empreendimentos da construção civil. Ensinamos as principais estratégias utilizadas no mercado, bem como as boas práticas existentes, abordando produtividade no uso dos recursos físicos, orçamento, planejamento e controle, qualidade e resíduos, dentre outros assuntos, e isso traz um diferencial significativo para o profissional”.

As inscrições para participar do curso já estão abertas e os interessados na área podem  preencher o formulário AQUI na plataforma Box UFSCar, na qual há mais informações, além de procurar nas redes sociais para entender mais sobre o projeto.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes