Início Governo de Rondônia anuncia obras de infraestrutura e saneamento básico para o estado

Governo de Rondônia anuncia obras de infraestrutura e saneamento básico para o estado

31 de dezembro de 2021 às 17:39
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O governo de Rondônia anuncia retorno do Programa de Aceleração e Crescimento, com obras de infraestrutura e saneamento básico no estado
O governo de Rondônia anuncia retorno do Programa de Aceleração e Crescimento, com obras de infraestrutura e saneamento básico no estado. Fonte: Divulgação

O governo de Rondônia anunciou recentemente o retorno do Programa de Aceleração e Crescimento, com obras de infraestrutura e saneamento básico para o desenvolvimento do estado

A administração do estado de Rondônia vem há alguns anos buscando novas iniciativas para a área da infraestrutura e saneamento básico e, durante esta última quinta-feira, (23/12), o governo do estado assinou uma licitação para a retomada das obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), que tem como objetivo focar nessas áreas para garantir o desenvolvimento socioeconômico da região.

Não perca essas notícias:

Programa de Aceleração e Crescimento será retomado com obras de infraestrutura e saneamento básico em Rondônia

O governo de Rondônia assinou recentemente a Ordem de Serviço (OS) do reinício da construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, que faz parte do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) e é uma das principais obras da iniciativa. Assim, serão construídos a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); cinco estações elevatórias; mais de 87 mil metros de rede coletora e mais de 5.300 metros de Linha Recalque (conjunto de tubulações que garante o bombeamento do esgoto), o que irá contribuir para melhorias na qualidade de vida dos moradores da região.

O governador Marcos Rocha destacou a importância de manter os investimentos nas áreas corretas de Rondônia e afirmou que “Chegou a hora de ter o reinício do esgotamento sanitário em Jaru, essa é uma obra importante que estava paralisada e nós trabalhamos muito para aproveitar o processo de licitação que já existia e assim dar celeridade para que acontecesse o quanto antes. São quase R$ 50 milhões investidos no sistema de esgoto de Jaru, e essa obra tem tudo a ver com saúde; teremos uma população mais saudável. Tudo que o Governo de Rondônia puder fazer para o bem da população será feito. Os recursos públicos estão sendo aplicados com responsabilidade, um trabalho sério, vamos alcançar um superávit de 1 bilhão em 2022”.

A primeira fase do projeto foi paralisada em 2018 e agora o governo do estado irá investir cerca de R$ 50 milhões para a retomada do projeto de infraestrutura e saneamento básico, como forma de fomentar o desenvolvimento ainda maior do estado.

Representantes do estado comemoram retomada do Programa de Aceleração e Crescimento em Rondônia

A retomada das obras do Programa de Aceleração e Crescimento no estado será comandada pelo Consórcio Cidade Limpa, mas sendo o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) que ficará responsável pela fiscalização. Assim, o projeto visa atender às necessidades dos moradores e levar o saneamento básico para diversos locais do estado.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, comemorou a retomada do projeto e ressaltou a importância do PAC para o desenvolvimento de Rondônia, afirmando que “É uma felicidade muito grande, pois sabemos da importância dessa obra. Foi uma obra postergada no Estado e Jaru vinha sofrendo com isso. Em 2018 ela chegou a ser paralisada totalmente por uma série de problemas. E desde 2019 pegamos esse desafio de retomar todas as obras do PAC que estavam paralisadas no Estado e assim fizemos, essa reinício das obras faz parte disso”.

Os benefícios do programa também são comemorados pelos moradores da região e a retomada da obra principal contribuirá com melhores condições de vida para a população. O morador Odilon da Silva destaca a importância do retorno das obras e afirma: “É uma obra muito especial. Acompanhei a primeira vez que foi iniciada, e depois parou, mas agora que vai reiniciar, esperamos que essa obra aconteça, pois será o melhor para a cidade, vai acabar com o mau cheiro, vai nos fazer muito bem, especialmente para a saúde”.

Relacionados
Mais recentes