Início O futuro da construção civil está na automação residencial? É isso que os profissionais do ramo acreditam!

O futuro da construção civil está na automação residencial? É isso que os profissionais do ramo acreditam!

27 de julho de 2022 às 15:02
Compartilhe
Siga-nos no Google News
automação residencial
Automação residencial (Reprodução: divulgação)

Durante o último Summit da Construção, realizado no dia 4 de junho, no auditório do Grupo Tribuna, muito foi questionado sobre quais são as tendências que o setor pode ter nos próximos anos. Dentre elas, a automação residencial surgiu como um assunto interessante para a maioria dos especialistas.

Dessa forma, muito se discutiu que uma das alternativas que as construtoras devem estar de olho é sobre a automação residencial. Geralmente, a prática é voltada para garantir uma residência inteligente, o que atrai novos olhares e cada vez mais interessados em adquirir esse tipo de imóvel.

Vitor Dourado, CEO da Quatri Automação, afirmou que as empresas da construção civil precisam ter interesse nesse tipo de ramo. Para ele, é fundamental que uma construtora pense na automação residencial, e deixar algumas crenças para trás, como os ar-condicionados que, no futuro, deverão ser obrigatórios em qualquer tipo de apartamento.

Além disso, o profissional também citou que a automação é um dos pontos positivos para uma residência, o que a faz ser mais valorizada a cada dia que passa. Segundo uma pesquisa realizada pela Consumer Reports, um projeto pode ter aumento de 5% em seu valor final caso apresente objetivos inteligentes em sua composição.

Quais os benefícios da automação residencial?

Durante a pandemia, a automação residencial faz a diferença para quem passou mais tempo em casa. Entre os seus benefícios, temos a criação de um sistema inteligente, onde é possível ter uma programação de cenas pré-escolhidas acionadas por comando de voz, tablets, keypads, smartphones e controles remotos.

Como exemplo temos o “Modo Cine”, onde ao escolhermos um comando já programado, temos uma diminuição de luzes, além de outras funcionalidades como ligar o ar condicionado ou uma pipoqueira, por exemplo, tudo isso em apenas um botão.

Apesar dos benefícios, é comum que as construtoras pensem nesse tipo de benefício durante a fase de construção, pois a automação requer uma uma boa infraestrutura para funcionar, como espaços adequados para a passagem de cabos e lugares amplos para instalar o quadro de energia.

Automação residencial foi exposta em evento

Vitor Dourado afirma que a automação residencial oferece uma experiência decorativa aos clientes, antes mesmo de fechar a compra. Atuando no setor desde 2012, ele acredita que todo esse aporte tecnológico oferece maior sofisticação ao recinto, o que resulta em novos olhares sobre o empreendimento.

Além disso, é importante ressaltar que a nova tecnologia facilita a vida dos corretores, pois assim é possível apresentar o imovel de forma remota aos interessados, ou até mesmo criar uma apresentação personalizada dentro do imove, a partir da sua visita presencial.

Leia mais: Procurando emprego em SP? C&C Casa e Construção está com vagas incríveis, veja.

Especialistas do setor discutem sobre a automação residencial 

Um encontro realizado pelo Grupo Tribuna debateu diversos temas do setor da construção civil. Dessa forma, diversas palestras e painéis, com os mais variados especialistas, debateram sobre o cenário atual, quais são os desafios do setor e quais as expectativas dele para os próximos anos.

Atualmente, diversos problemas ocorrem no Brasil, o que pode frear esse crescimento. Como exemplo temos o aumento dos insumos para as obras ocorrerem. Neste contexto, a apresentação de retrofits e construtechs são ótimas opções para valorizar o cenário da construção civil.

O CEO da Obra Lean, Manuel Farias Toledo, declarou sobre as startups voltadas para a construção civil, e apresentou o seu problema que pretende diminuir o  tempo esperado das construções, com um sistema inovador que detalha todas as etapas do processo de construção.

Por fim, também foi  observado que a parte de automação residencial é algo que cresce no mercado. Conforme dados da Juniper Research, até 2028 acredita-se que o ramo de automação residencial movimentou 163 bilhões de dólares.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes