1. Início
  2. / Noticias
  3. / Revitalização da RJ-130 irá começar no início de dezembro, segundo governador do estado
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Revitalização da RJ-130 irá começar no início de dezembro, segundo governador do estado

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 10/11/2021 às 12:35
Governador do estado do Rio de Janeiro anunciou investimento para início das obras de recuperação da RJ-130
Governador do estado do Rio de Janeiro anunciou investimento para início das obras de recuperação da RJ-130. Fonte: Governo RJ

Em um encontro de representantes locais, o governador do estado Rio de Janeiro anunciou o início das obras para a recuperação da RJ-130 para o mês de dezembro

Durante a última sexta-feira, (05/11), o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em uma reunião com mais 15 representantes da região da Serra, anunciou o início das obras para a recuperação da RJ-130, que interliga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, para o começo do mês de dezembro. As obras receberão um forte investimento para a melhoria da estrutura da estrada.

Leia também:

Projeto para as obras de recuperação da RJ-130 receberá investimento milionário do governo do estado 

A RJ-130 é a principal interligação entre as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, ambas na região Serrana do Rio de Janeiro, além de ser um importante trajeto de escoamento agrícola na região, já que as cidades fazem parte do chamado “cinturão verde” do estado, ou seja, abastecem a região com os produtos desse setor. Agora, o governo do estado irá fazer um investimento milionário para conseguir recuperar a estrada com diversas obras que deverão iniciar no mês de dezembro. 

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, comentou acerca da previsão de início das obras e do investimento que o estado  fará para a revitalização do trajeto. O executivo também destacou: “provavelmente encerra agora no mês de novembro ainda a licitação. A previsão do começo da obra é lá para o dia 10 a 15 de dezembro. […] É um dinheiro que já está em caixa e está garantido para essa obra tão importante pra região”.

A licitação deve ser finalizada até o fim do mês de novembro e as obras poderão ser iniciadas logo no início de dezembro. Para isso, 14 empresas poderão concorrer e devem apresentar os seus recursos ainda neste mês. O projeto receberá cerca de R$ 86 milhões em investimento, após uma revisão na demanda necessária, já que o custo inicial para as obras era de R$ 77,2 milhões.

Investimento nas obras para a revitalização da RJ-130 será benéfico tanto para o tráfego local quanto para o setor agrícola na região

As regiões de Teresópolis e Nova Friburgo são polos agrícolas com grande importância no cenário do estado, uma vez que possibilitam o escoamento de inúmeros produtos que provêm do setor para as cidades cariocas. Assim, as obras para a recuperação da RJ-130 visam principalmente garantir uma melhor movimentação de cargas desse setor, além de ter investimento para a instalação de novas sinalizações, serviços de drenagem e infraestrutura da estrada. 

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, fez alguns comentários acerca da importância do agronegócio na região e de como o investimento nas obras para a revitalização da estrada será importante para o estado. O executivo ainda afirmou que “é uma região que nós temos quase 10 mil agricultores. É uma indústria muito forte, que gera 600 caminhões de mercadoria por dia que descem pro Rio de Janeiro e abastece 90% do estado do Rio. Então, é um investimento na agricultura, na economia e também fomenta o turismo”.

Com o investimento do governo do estado, a economia também poderá ser beneficiada, uma vez que serão gerados novos postos de trabalho para os moradores da região, além de oferecer uma estrutura melhor para o escoamento de produtos do agronegócio. A previsão é de que o estado seja bastante beneficiado com as obras futuras e a recuperação da estrada.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos