Tuesday, 25 de January de 2022

Ferramentas e equipamentos utilizados na construção: saiba mais!

ferramentas da construção Civil

Você sabe quais são as ferramentas e equipamentos utilizados na construção? Descubra agora mesmo e saiba como economizar na sua obra!

A Construção civil é uma área extremamente técnica, e para desempenho ideal é necessário o conhecimento das ferramentas e equipamentos utilizados na construção, além de suas aplicações.

Nesse sentido, é fundamental entender que as ferramentas adequadas são de grande auxílio ao trabalhador da construção civil na conclusão adequada das suas tarefas.

Vamos falar um pouco mais sobre a importância das boas ferramentas e equipamentos utilizados na construção adequadas, apontar mais detalhes a respeito de quais são essas ferramentas e ainda te mostrar como a tecnologia vem ajudando o ramo de construção a se tornar mais prático e eficiente no geral.

Quais são os objetivos principais das ferramentas e equipamentos utilizados na construção?

 As ferramentas e equipamentos utilizados na construção são, antes de tudo, uma forma de facilitar a vida do profissional, para ele conseguir concluir as diversas fases da construção civil de forma mais precisa, segura e eficiente.

Como o avanço da tecnologia, muitas das ferramentas originais foram substituídas por versões mais avançadas,  o que se torna um tanto quanto curioso quando comparamos o trabalho de construção civil de grandes empresas com o trabalho de profissionais liberais mais tradicionais.

Muitos profissionais, especialmente os mais experientes, conseguem resultados impressionantes utilizando-se de ferramentas que hoje em dia podem ser consideradas defasadas, especialmente em matéria de medição e de manipulação de materiais.

Existem prós e contras em cada um desses estilos e nosso principal objetivo aqui é listar ambos os estilos sem fazer nenhum tipo de juízo de valor a respeito deles.

Por isso mesmo vamos falar de níveis tradicionais e de níveis digitais, apontar a enxada e a betoneira e tantas outras ferramentas, substituídas por versões mais modernas e digitais com tempo.

Além disso, a relação de ferramentas e equipamentos utilizados na construção tem também relação com tamanho da obra em si.

Exatamente por isto vamos dividir nosso artigo em dois, sendo uma parte apenas dedicada às ferramentas e outra parte dedicada especialmente aos maquinários.

Nesse sentido, apesar de poder ser considerado um maquinário, as betoneiras serão mantidas com as ferramentas, para ser possível dar destaque aos maquinários como sendo específico para as maiores, enquanto as betoneiras podem, inclusive, ser utilizadas em obras menores, 

Quais são as ferramentas utilizadas na construção? Quais suas principais utilizações?

Vamos citar as principais ferramentas utilizadas na construção civil Além disso vamos contar também quais são suas principais utilizações para você saber exatamente se ela é tão indispensável assim na sua obra.

ferramentas da construção Civil
A Forma correta de acondicionar as suas ferramentas é fundamental! Fonte da imagem LC Ferragens

Alicate

Os alicates são ferramentas manuais utilizadas nas mais diversas situações.

Em muitos aspectos, uma boa seleção de alicates pode fazer com que o trabalho do profissional de construção civil se torne mais fácil confortável e menos estressante.

Desta forma, é importantíssimo ter em mente que o profissional precisa ter boa série de alicates mais variadas situações.

Alguns bons exemplos de alicate são os seguintes:

  • Alicate Universal
  • Alicate de pressão
  • Alicate de corte
  • Alicate de bico 
  • Alicate de torquês 
  • Rebitador.

Às vezes, os profissionais de construção civil acabam sendo um tanto quanto zelosos com suas ferramentas Por isso mesmo, eles acabam tendo sua própria caixa de ferramentas.

Em outros casos, especialmente quando estamos falando de empresas de construção civil, cada profissional recebe um kit com ferramentas que ficam sob sua responsabilidade ou então existem kits coletivos 

Kits coletivos são interessantes em matéria de investimento, mas não é tão interessante porque faz com que o trabalhador perca tempo indo buscar e devolver a ferramenta.

Andaimes

Muitas pessoas consideram andaimes desnecessários, mas quem trabalha tempo suficiente em altura sabe da importância de um bom andaime como uma das  ferramentas e equipamentos utilizados na construção.

Com ajuda do andaime, o trabalho fica mais eficiente, fácil e acima de tudo, mais seguro.

É importante também que os andaimes sejam de boa qualidade e instalados corretamente, pois a chance do andaime ser a razão de  um acidente é considerável caso ele não seja verificado com cuidado

Betoneira

A betoneira é um tipo de instrumento amplamente utilizado para transformar cimento, areia e água em massa, o que faz com que ele se torne ainda mais interessante,  porquê esse processo permite que os trabalhadores utilizem seu tempo em outras atividades, enquanto a betoneira prepara a massa.

Além de ser uma forma inteligente de economizar o tempo do trabalhador, a betoneira também é uma garantia de que você terá sempre massa de concreto sendo feita na mesma qualidade o que garante uma qualidade superior à construção.

A Betoneira substitui a encada, que geralmente e usada para misturar a massa, geralmente com ajuda do servente, o que gera uma série de problemas como massa misturada de forma inconsistente, além do desgaste do profissional.

ferramentas da construção civil
a Betoneira é de grande importância para a criação de massa constante e de qualidade Fonte da imagem Brasmetal

Bomba d’água

A Bomba d’água é utilizada tanto para movimentar água limpa a ser utilizada na obra quanto para retirar água de escavações que tenham sido feitas, seja para a fundação ou por caisa de terraplenagem

A bomba d’água também se torna uma forma prática e inteligente de lidar com  essas situações, pois sem esta ferramenta este tipo de questão acabava sendo resolvida por meio de trabalho manual, o que já demonstramos que não é exatamente otimizado.

Chave de aperto

Estas são definitivamente, ferramentas indispensáveis para o bom desempenho do trabalho do profissional de construção civil!

Uma série de Chaves de aperto conseguem fazer com que trabalho do profissional de construção civil seja muito mais eficiente e simplificado e com muito menos improvisações feitas com alicates.

Compressor de ar

Apesar de não ser uma ferramenta 100% indispensável, visto que muitos profissionais lidam com obras inteiras sem usar um compressor de ar, ele ajuda especialmente em obras maiores e com grandes quantidades de maquinário já que ajudam a calibrar pneus, além de manter superfícies, peças e ferramentas limpas.

Além disso, ferramentas e equipamentos utilizados na construção são alimentadas por compressores de ar, como revólveres de pintura. No caso de uso dessas ferramentas, o compressor de ar se torna indispensável.

Esmerilhadeira

A esmerilhadeira é uma das ferramentas e equipamentos utilizados na construção mais interessantes, pois é capaz de lixar e fazer uma série de outras atividades de acabamento. Assim como a  betoneira, a esmerilhadeira pode não ser indispensável, mas ajuda a  agilizar processos manuais, tornando toda a obra mais prática e interessante para os trabalhadores.

Furadeiras

As furadeiras acabam sendo especialmente eficazes, ajudando pedreiros, ajudantes e outros profissionais da construção civil. 

Especialmente utilizada em reformas e para instalações, além de ser também muito utilizada para construções em madeira as furadeiras também trabalham com uma série de brocas diferentes O que fazem com que elas se tornem mais ferramentas multiuso indispensáveis na vida do trabalhador da construção civil.

Gerador de energia

Um bom gerador de energia pode ajudar uma obra a andar mais rápido. Dependendo do grau de mecanização e de dependência de ferramentas elétricas, ela se se torna simplesmente indispensável quando não existe energia elétrica de rede para que as ferramentas elétricas sejam ligadas.

Lixadeira

A lixadeira se torna muito interessante em diversos momentos da construção, mas é simplesmente indispensável para os movimentos de finalização e acabamento.

Pode ser utilizada para dar acabamento no concreto, massa corrida, em pedras brutas utilizadas como parte da decoração, etc.

Existem diversos tipos de lixadeira: orbital, de cinta, de palma, angular, entre outras

Outra função que pode ser interessante nas lixadeiras é que algumas delas permitem, por meio de acessórios, que você as utilize como um aspirador de pó.

Ferramenta de corte.

Existem diversas ferramentas e equipamentos utilizados na construção que podem ser utilizados no corte. Dos alicates de corte aos cortadores de piso, existem diversas ferramentas para corte de diversos tipos de materiais, de elétricas às manuais, elas são representadas aqui.

Cinto de ferramentas da construção civil
Uma bolsa para ferramentas pode facilitar a vida do trabalhador da construção civil.
Fonte da imagem: Sweetest Home

Martelo e martelete

Martelos elétricos e pneumáticos podem substituir os martelos manuais tradicionais, de forma a evitar, além das imprecisões, o excesso de trabalho envolvido em utilizar um martelo manual em trabalhos de grandes obras.

Medidor de nível

Sejam os mais tradicionais ou os níveis totalmente digitalizados o medidor de nível é o responsável por garantir ao operário da construção civil que ele está construindo no nível, sem inclinações fora do projeto, pois nem sempre a construção simplesmente reta é o desejado pelo cliente ou arquiteto/engenheiro

Parafusadeira

Apertar parafusos, na maioria das vezes, vai exigir apenas uma chave de fenda ou uma chave Philips, mas quando você faz isso com muita frequência, pode ser interessante usar o recurso da parafusadeira.

Ela vai fazer com que o trabalho seja mais rápido e mais simples, fazendo com que o trabalhador se canse menos e dando-lhe a oportunidade de produzir mais em seu horário de trabalho.

Trena

A trena é outra ferramenta indispensável na construção civil. Como forma de medição, trenas manuais são menos precisas do que as trenas digitais, mas estão sempre disponíveis, ao contrário das trenas laser que podem ficar sem bateria, impossibilitando seu uso.

Quais são os equipamentos mais comuns na construção civil?

Da mesma forma que as ferramentas para construção civil, os maquinários pesados podem ser um auxílio indispensável para conclusão a contento de obras maiores e mais complexos, ou ainda de partes específicas da obra, como a terraplanagem.

Vamos falar um pouco desses maquinários para construção civil, contar suas principais utilidades e outros detalhes relevantes, que podem fazer a diferença na hora de escolher o que alugar para a sua obra. 

Escavadeira

A escavadeira é especialmente importante para trabalhos de escavação, transporte de material e tantas outras possibilidades.

Ela é, acima de tudo, uma máquina de alta produtividade, podendo escavar trincheiras de um metro e meio de profundidade 3 m de extensão em apenas 15 minutos, tudo isso com apenas um operador!

Por isso mesmo ela acaba sendo utilizada em grandes obras ou quando existe muito trabalho de movimentação de materiais, entulho e similares, podendo ser usada em demolições também.

Motoniveladoras

As motoniveladoras são especializadas em aplainar terrenos. São muito usadas para ajudar a  cobrir imperfeições e permite que o terreno fique todo no mesmo nível, sendo uma das últimas partes do processo de terraplenagem.

Trator de esteira ou bulldozer

maquinário na construção civil
O bulldozer em sua função na terraplenagem Fonte da imagem edualingo

O trator de esteira ou bulldozer é um maquinário especializado fazer a primeira passagem de terraplenagem, já que com sua pá ele é capaz de arrastar as imperfeições do terreno junto consigo.

Depois disso  a motoniveladora faz os ajustes finos necessários antes de ser possível trabalhar as fundações da obra.

Este tipo de trator também é amplamente utilizado em terreno pantanoso ou com terra solta, já que seu sistema de esteiras se torna ainda mais eficiente nesses tipos de terrenos.

Retroescavadeira

Essa é sem dúvida alguma, as verdadeiras estrelas da construção civil.

Por ser especialmente multiuso, com seus dois braços e. Em alguns modelos, ela ainda pode  ter suas pás modificadas para atender diversas possibilidades.

A retroescavadeira é o tipo de maquinário a se ter quando não se pode ter muito maquinário na obra. A retroescavadeira pode ser usada para escavar, transportar, perfurar, e é capaz de puxar outros veículos, como caminhões.

Pá carregadeira

Como o nome já deixa transparecer,  a pá carregadeira tem como principal função carregar materiais. Ela acaba sendo especialmente eficiente quando estamos falando de obras de grande tamanho, que precisam de grande quantidade de material para ser transportado ou ainda quando existe pouco pessoal para fazer o transporte.

Mini-carregadeiras

As mini-carregadeiras fazem o mesmo tipo de trabalho das pás carregadeiras, mas são ferramentas para a construção civil mais adaptáveis para diversas situações, já que podem se tornar auxiliares perfeitas para obras de perímetro urbano e ser o único tipo de maquinário possível dentro de uma obra sem grandes acessos para maquinário.

Mini-escavadeiras

Apesar do nome “mini”, as mini-escavadeiras são tão eficientes com suas versões maiores Assim como as mini-carregadeiras, elas têm como principal vantagem a menor utilização de combustível e a possibilidade dela entrar em lugares menores e mais apertados.

Você pode ver pela quantidade de  ferramentas e equipamentos utilizados na construção possíveis  que o mercado de construção civil realmente evoluiu com o tempo, mas é sempre importante ter em mente que, especialmente em obras menores, como residências, algumas ferramentas e maquinários vão mais gerar prejuízo do que ajudar os profissionais.

Curtiu esse conteúdo? Esperamos que tenha sido útil! Sentiu falta de alguma ferramenta ou maquinário? Comente abaixo!