Início Setor da Construção Civil cresce significativamente na cidade de Sorocaba

Setor da Construção Civil cresce significativamente na cidade de Sorocaba

17 de fevereiro de 2022 às 13:53
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A cidade de Sorocaba contou com um crescimento de 70% na aprovação dos projetos do setor da construção civil, em razão da alta capacitação da mão de obra e da facilidade de licenciamento das obras
A cidade de Sorocaba contou com um crescimento de 70% na aprovação dos projetos do setor da construção civil, em razão da alta capacitação da mão de obra e da facilidade de licenciamento das obras. Fonte: iStock

A cidade de Sorocaba contou com um crescimento de 70% na aprovação dos projetos do setor da construção civil, em razão da alta capacitação da mão de obra e da facilidade de licenciamento das obras

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), comentou sobre os crescimentos do setor da construção civil na cidade durante esta última quinta-feira, (17/02). Assim, os resultados mostram que as aprovações de projetos no segmento cresceram 70% no último ano e os principais fatores foram a rapidez no licenciamento das obras e a capacitação da mão de obra.

Veja também:

Sorocaba contou com um crescimento de 70% na aprovação dos projetos do setor da construção civil somente no último ano 

Segundo os dados divulgados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), as aprovações dos projetos no setor da construção civil cresceram cerca de 70% durante o último ano. Além disso, levando em consideração o total de área em metragem quadrada de edificações autorizadas, a porcentagem chega a 96,3% no mesmo período, de acordo com os dados resgatados pelo sistema Aprove Fácil, responsável pelo envio dos projetos à prefeitura da cidade. 

Entre os números divulgados, o total de aprovações saltou de 1.190, em 2019, ano ainda pré-pandemia da Covid-19, para 2.017, no ano de 2021. Já em relação à soma das áreas, houve um crescimento de 171.049 metros quadrados para 335.823 metros quadrados, sem contar os projetos industriais, condominiais e de salões comerciais. Por fim, o valor total em guias emitidas pelo Aprove Fácil apresentou variação de 94% no período, crescendo de R$ 1.925.386,79 para R$ 3.728.963,98, expansão significativa dentro do setor da construção civil na região. 

O secretário da Seurb, Paulo Henrique Marcelo, comentou sobre os grandes resultados em relação ao ano de 2021 e destacou que “É um salto positivo fantástico. Os números de 2021 são muito acima dos de 2019 e, nesse intervalo, ainda temos o cenário de pandemia. O ramo da construção civil aqueceu na cidade! Muita gente da capital paulista veio para o interior e escolheu Sorocaba para viver, aumentando a oferta de novos empreendimentos. A cidade se tornou um ambiente propício ao desenvolvimento e à retomada do crescimento econômico, diretamente ligado à geração de empregos”.

Qualificação da mão de obra e facilidade no licenciamento das obras foram essenciais para crescimento da construção civil em Sorocaba

Entre os principais fatores que levaram aos números expressivos no ano de 2021 quanto ao setor da construção civil na cidade de Sorocaba, a facilidade no licenciamento das obras no segmento é o principal. Isso acontece porque a liberação via e-mail dos alvarás para as construções permite que as companhias iniciem o mais rápido possível as obras dentro do setor e os projetos possam ser levados adiante de forma mais prática, sem tanta burocracia e necessidade de muito tempo investido. 

Além disso, a capacitação de profissionais da construção civil sobre os corretos procedimentos para solicitar a análise e aprovação de projetos de obras contribuiu bastante para os resultados. Com isso, a utilização do sistema Aprove Fácil, por meio desse SITE AQUI, vem colaborando para que a mão de obra dentro do segmento se encontre cada vez mais capacitada em relação aos processos de licenciamento. 

Assim, a prefeitura de Sorocaba conseguiu unir a facilidade nesse licenciamento com a capacitação correta da mão de obra local para formar um setor da construção civil muito mais efetivo e coerente com o momento atual em que o mercado brasileiro se encontra, facilitando diversos projetos no segmento.

[gs-fb-comments]

Relacionados
Mais recentes