Início Trutec busca inovar setor da construção civil com Engenharia Artificial

Trutec busca inovar setor da construção civil com Engenharia Artificial

5 de novembro de 2021 às 00:15
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Trutec aposta em tecnologia de Engenharia Artificial para inovação de projetos no setor da construção civil
Trutec aposta em tecnologia de Engenharia Artificial para inovação de projetos no setor da Construção Civil. Fonte: Reprodução

A nova aposta no hub de soluções com diversas startups, a Trutec, para o setor da construção civil é a Engenharia Artificial, desenvolvida pela companhia para trazer inovação ao cenário atual com a tecnologia

A busca pela adesão da tecnologia em diversos setores atuais é cada vez mais constante e a Trutec não quer ficar de fora dessa corrida. A companhia de startups anunciou nesta última quarta-feira, (03/11), a sua mais nova aposta para o setor da construção civil, a Engenharia Artificial, que busca trazer novas soluções para a área com o uso da tecnologia. 

Notícias que talvez possam ser interessantes:

Conceito de Engenharia Artificial foi desenvolvido pela Trutec para trazer inovação no setor da construção civil

A logística atual do setor da construção civil está cada vez mais distante da tecnologia atual e a Trutec pensou em trazer inovação para essa área, desenvolvendo o conceito próprio de Engenharia Artificial como uma nova forma de operar neste setor. A Inteligência Artificial é um conceito bastante conhecido e é, basicamente, a coleta de dados para que as máquinas consigam reproduzir comportamentos humanos com a mesma exatidão. 

Assim, a Engenharia Artificial busca unir o que se entende no setor da engenharia e da Inteligência Artificial para modificar a logística da construção civil atual.  A Engenharia Artificial é, então, os serviços de coleta, tratamento e respostas dos dados, para então tomar as decisões que darão norte nas operações da construção civil. A tomada de decisões irá se tornar ainda mais precisa e exata com essa tecnologia. 

Tales Silva, CEO e Founder da Construct IN, startup que compõe o portfólio da Trutec, comentou acerca das mudanças que são necessárias no setor e afirmou que  “Sabemos que a construção não evoluiu muito em termos de tecnologia nos últimos anos. As transformações foram baseadas nos processos, mas não em técnicas construtivas para a avaliação e estruturação dos dados”. Além disso, o executivo destacou que “É possível, e viável, compilar os dados. A Engenharia Artificial é justamente essa leitura e organização para a tomada de decisões mais inteligentes, que interferem diretamente no aumento da produtividade e geração de escalabilidade”.

Setor da Construção Civil ainda é pouco modernizado e pode aderir a mais tecnologias

O cenário mundial em relação à logística de diversos setores é cada vez mais modernizado e utiliza tecnologias de ponta para automatizar as operações e facilitar ainda mais os processos. Entretanto, o que se enxerga no setor da construção civil é um atraso em relação às outras áreas, uma vez que ele não utiliza tanto a tecnologia ao seu favor e isso ainda pode ser um problema para as grandes companhias.

O CEO Tales Silva destacou alguns pontos em relação ao projeto que a Trutec está realizando com a Engenharia Artificial e afirmou que “a inovação do setor partirá das empresas que estão dispostas a olhar, inventar e reinventar os processos por meio das respostas geradas pelos dados. Essas organizações estão começando a olhar para isso com fôlego, com vontade der não ficar para trás. Esse movimento acontece cada vez mais não só no Brasil, mas no mundo todo. Acredito que conseguiremos impactar positivamente com tecnologia grande parte das construções nos próximos anos”.

Assim, o que se espera para os próximos anos é o avanço do setor da construção civil, com a adesão da Engenharia Artificial como forma de potencializar o crescimento dessa área e otimizar ainda mais os processos, de forma rápida e prática com a ajuda da tecnologia à sua disposição.

Relacionados
Mais recentes