Setor da construção civil tem mantido a frequência de trabalho e continua gerando empregos
O setor de construção civil, em especial os materiais de construção, vem enfrentando uma dificuldade a mais nesta pandemia da covid-19. Além do mercado ter esfriado, os preços de alguns insumos aumentaram. Os consumidores e em especial os donos de construtoras estão reclamando da alta no preço dos materiais de construção. Sendo assim, itens como cimento e aço apresentaram alto reajuste e setor vê atitude oportunista das indústrias que fabricam tais produtos.
Leia também
- Construtora Cyrela está com muitas vagas de emprego aberta no RJ, SP e muitos outros estados
- Pensando na Construção civil Startup 5 Marias lança solução para resíduos de obras
- Indústria de construção civil rejeitada pela Câmara de Santo Amaro pode se instalar em Camaçari
Preços em alta nos materiais de construção, na maioria dos casos chega a 10% a mais do valor, grande parte dos consumidores começaram a reclamar e alguns até esta denunciando ao Sinduscon (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção), construtoras afirmam que as dificuldades têm sido grandes.
Tanto as construtoras quanto autônomos, têm feito esforço para manter os preços acordados com os clientes, afirma o Presidente da entidade, Amarildo Miranda Melo
“A construção civil tem feito esforço tremendo, hercúleo, pra não fechar e manter a empregabilidade, porque o custo é sempre mais caro para parar uma obra e depois retomar. Então a gente diminui o ritmo, mas nunca para e assim, tentamos manter o preço que acordamos com o cliente, porque o prejuízo é sempre pra empresa”, afirma ele.
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —Veja também
- Faturamento das indústrias de materiais de construção tem leve aumento em outubro
- Cadeia da construção civil é ameaçada pelo futuro do FGTS e o setor teme com desestabilização
- Construção civil pode bater recordes em e angariar até R$24 milhões ao ano no Brasil; franquias Rech abrem portas para futuro promissor
- Governo aumenta subsídio do Programa Casa Verde e Amarela visando novos projetos no mercado imobiliário
Levantamento da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) comprova aumento nos materiais de construção
Em uma pesquisa realizada pela CBIC entre o dia 16 e 21 de julho, mais da metade das construtoras que fizeram parte da pesquisa em 27 estados brasileiros demonstraram e perceberam o aumento dos materiais da construção civil.
Outrossim, quando a questionados sobre aumento no preço do aço, 87% das empresas responderam que tiveram aumento durante o período da pandemia.