Tuesday, 03 de August de 2021

Especialistas apostam em investimentos estrangeiros no setor de construção civil do Brasil para a recuperação econômica pós-pandemia

construção civil - infraestrutura - pandemia

A lider de mercado Apex-Brasil realizou webinar virtual sobre o estado do setor de construção civil do Brasil

A Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Comércio e Investimento, organizou hoje um webinar virtual de salão de mídia sobre as perspectivas positivas para o setor de construção civil do Brasil no cenário do COVID-19. Essa mesa redonda de alto nível descreveu as etapas que o governo brasileiro e os principais atores do setor adotaram para tornar os projetos de concessão de infraestrutura na construção mais atraentes para os investidores estrangeiros. Isso remete desde reformas tributárias e administrativas até regulamentações do setor. 

Leia também:

Além disso, o evento apresentou projetos de infraestrutura oportunos para investidores estrangeiros interessados ​​em operar ou alocar ativos nesse setor.

Principais pontos destacados pelos especialistas

O webinar reuniu duas importantes autoridades do governo brasileiro no setor de construção civil, o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho e a secretária especial da Secretaria Martha Seillier, do Programa de Parcerias para Investimentos – juntamente com o gerente de investimentos da Apex-Brasil, Roberto Escoto.

Infraestrutura tem sido e continuará sendo um importante fator de crescimento na economia brasileira.

A infraestrutura tem sido uma prioridade fundamental para o governo brasileiro desde os anos 2000. Em 2016, o governo lançou o Programa de Parceria de Investimento (PPI) para coordenar seus projetos de concessão e privatização. O Brasil também administra o maior programa de concessão do mundo, atraindo mais de US $ 170 bilhões para seus ativos.

Especialistas do setor de construção civil prevêem que os investimentos estrangeiros no setor de infraestrutura do Brasil terão um papel fundamental na recuperação econômica pós-pandemia do país. De fato, uma parte significativa do plano de crescimento econômico COVID-19 do governo. Outrossim o PRO-BRASIL, é dedicada a impulsionar projetos de infraestrutura em telecomunicações, energia, mineração e transporte.

Os projetos de concessão do Brasil continuam crescendo na construção civil, apesar da pandemia.

Apesar dos desafios da pandemia do COVID-19, o Brasil continua avançando em seus projetos de infraestrutura planejados. Impulsionado em grande parte pelo forte interesse de investidores estrangeiros, o Brasil recentemente fez progressos significativos nas principais concessões de rodovias e portos.

“Muitas das condições econômicas do Brasil são favoráveis ​​neste exato momento, apesar da crise do COVID-19. O Brasil tem uma TIR (Taxa Interna de Retorno) média para projetos de construção civil de cerca de 10%. O que não é visto em nenhuma economia avançada – e é ainda mais difícil de encontrar nos mercados emergentes.

Por fim, além disso, as taxas de juros reais caíram perto de zero, o que reduzirá os custos de empréstimos e melhorará o mercado de crédito em geral “, diz o secretário Seillier.