Monday, 06 de December de 2021

Profissões na construção civil: saiba tudo!

profissões da construção civil

Entender as profissões na construção civil são muito importantes para quem quer compreender esse mercado ou adentrá-lo! Saiba mais aqui!

As profissões na construção civil estão, por excelência, em uma área com muitas possibilidades e diferentes tipos de emprego. Isto porque, as pessoas, tanto para planejar as construções quanto para executá-las, necessitam da atuação conjunta de especialistas em partes específicas, como elétrica e hidráulica, por exemplo.

Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de como entrar no mercado de construção civil. Qual tipo de curso fazer, que tipo de prática possuir? Nosso artigo tem o objetivo de te ajudar a se encontrar e se planejar para entrar nesse mercado com o pé direito.

Você vai saber também como fazer parte desse mercado e se livrar de muitos preconceitos relacionados às profissões na construção civil

Como podem ser divididas as profissões na construção civil?

O trabalho de Construção Civil pode ser dividido, de forma bem generalista, em três grandes grupos.

Profissões na construção civil de projeto

Aqui temos os profissionais responsáveis pelo projeto em si, tanto a parte estrutural quanto os detalhes de partes elétrica, hidráulica e sanitária.

Profissões na construção civil de execução

Aqui temos todos os trabalhadores da construção civil que colocam a mão na massa para fazer as construções acontecerem.

Nessa parte da divisão é onde se contam os pedreiros, eletricistas, encanadores, instaladores azulejistas e tantos outros profissionais que, reunidos, fazem com que os projetos dos engenheiros e arquitetos sejam possíveis e saiam efetivamente do papel.

profissões da construção Civil.
A profssão de pedreiro anda cada vez mais valorizada. Fonte de imagem: Certificado de cursos Online

Profissões na construção civil auxiliares

Nesse grupo contamos com as profissões na construção civil que, apesar de não lidarem com a obra diretamente, acabam sendo indispensáveis para ela, assim como o engenheiro e o pedreiro, pois afinal de contas, sem um operador de máquinas ou sem o motorista do caminhão que traz os materiais, a obra simplesmente não acontece.

Essa primeira separação nos leva a compreender que, dependendo da obra, podem existir mais ou menos profissionais envolvidos. Inclusive porque alguns tipos de acabamento e alguns tipos de estilo construtivo exigem a participação de profissionais especializados para guiar algumas questões mais específicas.

Qual a diferença de atuação entre Arquiteto e Engenheiro Civil? Existe diferença entre essas profissões na construção civil?

Esta é uma questão que acaba se tornando uma dúvida para muitos quando o assunto é escolher uma profissão.

O arquiteto trabalha muito mais com a criação e o desenvolvimento do projeto como um conceito, visando o bem-estar e a eficiência “humana” da construção.

Já um engenheiro civil possui uma visão muito mais prática sobre a execução estrutural do projeto, verificando se existe a possibilidade de transformar a visão do arquiteto em realidade, se existem procedimentos para tal.

Os dois profissionais, na construção civil, atuam para levar o projeto à conclusão.

É possível ao engenheiro civil fazer obras sem contar com o arquiteto. Este é convidado a participar, na maioria das vezes, quando o engenheiro não apresenta um projeto arquitetônico que agrade o cliente. Apesar de o engenheiro civil poder assinar projetos arquitetônicos, não é recomendável que arquitetos assinem projetos estruturais, pois o currículo do curso de arquitetura possui um estudo muito superficial sobre as estruturas, o que pode ser desastroso para a construção.

Entretanto, se você contratar um arquiteto que tenha cursado uma especialização em estruturas, ele passa a ser tão capaz de lidar com os projetos estruturais quanto o engenheiro civil.

Quais são as especialidades possíveis ao engenheiro civil?

profissões da construção civil
Entender a diferença ente arquitetos e engenheiros é importante para saber qual contratar Fonte da imagem: WG

O engenheiro civil pode escolher como área de atuação uma especialidade dentre as seguintes:

  • Construção
  • Ambiental
  • Estruturas
  • Infraestrutura
  • Recursos energéticos
  • Transportes
  • Geotécnica
  • Recursos hídricos
  • Saneamento
  • Mapeamento
  • Orçamento e planejamento

Essas diversas áreas representam alguns dos diferentes enfoques, que acabam se subdividindo até em cursos de especialização totalmente diferentes, mas que partem do mesmo pressuposto que é o de planejar e gerenciar a construção que está sendo feita.

Ou ainda a análise do impacto que essas construções conseguem causar ao meio ambiente, por exemplo, são da alçada do engenheiro ambiental.

Vamos oferecer uma pequena explicação sobre cada uma dessas áreas para você saber exatamente quais são as especialidades disponíveis.

Engenheiro civil especializado em construção

O engenheiro civil especializado em construção é responsável por fiscalizar a obra para verificar se elas estão sendo executadas com segurança e sem desperdício de material.

Algumas vezes o engenheiro especializado em construção é também o responsável pelo projeto. Nesses casos ele não apenas fiscaliza para que o projeto seja executado a contento, mas se responsabiliza por isso.

Civil especializado na área ambiental

O engenheiro civil especializado em área ambiental é o especializado nas consequências da ação do homem no meio ambiente.

Nesse sentido podemos estar falando de reciclagem, tratamento de esgoto, métodos construtivos que não afetem negativamente o meio ambiente (utilizados em construções muito próximas de áreas verdes).

 É o profissional que dá a certeza que o projeto da obra está de acordo com as leis ambientais e não vai trazer problemas ao que está sendo construído no futuro.

Ao contratar um engenheiro civil especializado, você também vai evitar uma série de problemas como multas construtivas, embargo de obra, falta de documentações relacionadas à preservação do meio ambiente. Vai ter um profissional especialista em conseguir toda a documentação necessária para que a obra possa ocorrer sem maiores problemas.

Engenheiro civil especializado em infraestrutura

Esse engenheiro atua em grandes obras como estradas, túneis, portos, etc.

Eles são os profissionais indicados às grandes obras, sejam públicas ou privadas. Ele é um tipo de engenheiro chamado para acompanhar e comandar muitas as obras públicas, e seu trabalho é muito mais do que simplesmente gerenciar a construção em si, porque com sua expertise consegue dizer se aquela é a obra mais adequada para determinada necessidade.

Engenheiro civil especializado em recursos energéticos

Uma especialização que promete ser necessária para os próximos anos é a do engenheiro civil especializado em recursos energéticos. Ele é capaz de gerenciar e administrar construções relacionadas à obtenção de energia, desde a solar até grandes hidrelétricas, é capaz de apontar os melhores processos para a obtenção, transmissão e armazenamento desta energia.

Além disso, ele também é capaz de identificar os impactos ambientais gerados pela obtenção de energia na forma escolhida.

Engenheiro civil especializado em Transportes 

O engenheiro civil especializado em Transportes é um profissional especializado em projetar e operacionalizar sistemas de transporte, tanto públicos quanto privados.

No Brasil, a grande tendência de circulação do transporte público é na rodoviária. Geralmente o engenheiro de transportes acaba trabalhando em parceria, ou até substituindo o Engenheiro de infraestrutura, para a criação e manutenção desses espaços.

Engenheiro civil especializado em geotécnica

Esta é uma especialização extremamente interessante, especialmente quando falamos de grandes construções. O engenheiro especializado em geotécnica é um profissional capaz de dizer se o solo onde se pretende construir apresenta estrutura para que a fundação seja feita adequadamente.

Este tipo de estudo é indispensável, pois sem ele, existe a chance do terreno simplesmente não conseguir sustentar a obra e simplesmente desabar.

Engenheiro civil especializado em recursos hídricos

Este é um tipo de especialização que pode ser atendida também, por exemplo, pelo engenheiro ambiental, mas que, em algumas circunstâncias, pode ser mais adequado chamar especificamente um engenheiro hídrico. Outro ramo da engenharia que também costuma atuar em parceria com o engenheiro hídrico é o engenheiro de recursos energéticos, visto que ambos podem colaborar em um projeto de represa, por exemplo.

Engenheiro especializado em mapeamento

Engenheiro civil especializado em mapeamento trabalha confeccionando os mapas que se fazem necessários para a continuidade da obra.

Sem os mapas, fica extremamente difícil fazer com que um projeto esteja avançando de acordo com a realidade geográfica do ambiente. Alguns projetos, na realidade, não têm mais necessidade desse tipo de profissional do que outros, sendo que possuir o mapa pode ser uma excelente vantagem.

Engenheiro especializado em planejamento e orçamento 

Esse é o que comumente chamamos engenheiro projetista. Ele foca apenas em criar o projeto e listar as orientações que serão seguidas por outros profissionais que levarão a obra adiante.

Quais são as profissões na construção civil de execução?

Na construção civil  os profissionais de execução são aqueles que fazem a obra efetivamente acontecer.

Mestre de obras, auxiliar de pedreiro e demais profissionais de execução são simplesmente fundamentais para que as construções tenham sucesso. Apesar de aprender na prática o processo, quase sempre entre mestre e aprendiz, muitos desses profissionais acabam se tornando verdadeiros especialistas naquilo que se propõem.

profissões na construção civil
A construção civil é um grande esforço coletivo, e os profissionais de execução são indispensáveis
Fonte da imagem: Shutterstock

Algumas pessoas acabam tratando com um tanto de preconceito os profissionais de execução de Construção Civil, porque desconhecem a capacidade e a habilidade que esses profissionais acabam desenvolvendo, mesmo que não sejam fruto de estudo formal.

Estas são as principais profissões de execução na construção civil:

  • Mestre de obras
  • Apontador de obras
  • Pedreiro construção civil
  • Armador
  • Servente ou ajudante de obra 
  • Carpinteiro
  • Pintor 
  • Gesseiro e outros profissionais de acabamento.
  • Encanador
  • Eletricista

Algumas dessas profissões acabam sendo bem auto-explicativas. Então vamos nos poupar de fazer uma explicação completa sobre cada uma delas, mas é importante que alguns detalhes sobre algumas dessas profissões, que a maioria das pessoas não conhece, sejam citados.

Vamos, então, dar alguns detalhes sobre alguns desses profissionais para você entender melhor como ocorre esse processo.

Mestre de obras

Profissões da construção civil
Mestre de Obras: o grande líder dos profissionais de execução. Fonte da imagem: Instituto Universal Brasileiro

O mestre de obras é o profissional de máxima hierarquia na obra quando o assunto é a execução. Cabe a ele repassar ao engenheiro os detalhes da execução e o andamento do que foi estabelecido.

 O mestre de obras também é responsável pela distribuição dos trabalhos, priorização das tarefas, gerenciamento dos materiais de construção na obra e mais uma série de questões importantíssimas para haver organização e eficácia nos processos.

Apontador de obras

O apontador de obras é uma função um pouco mais burocrática, voltada especialmente para grandes construções e empresas bem especializadas.

O apontador de obras é quase como um auxiliar do mestre de obras, porém focado em aspectos mais burocráticos da construção. Documentação, preenchimento de folha de ponto e checagem das necessidades dos trabalhadores fazem parte das atribuições do apontador de obras.

Pedreiro

O pedreiro é uma das profissões na construção civil mais importante de todas. Graças aos pedreiros é que são construídas obras planejadas.

Os pedreiros são simplesmente indispensáveis para construção civil. A gente pode afirmar categoricamente: sem pedreiros não tem obra.

Nos últimos 20 anos a profissão teve uma valorização considerável devido ao nível de especialização que alguns desses profissionais alcançaram.

Servente ou auxiliar de pedreiro

O auxiliar de pedreiro é uma profissão de entrada no mercado de construção civil.

Assim como em muitas carreiras, servente ou auxiliar de pedreiro é, na maioria das vezes, um profissional jovem e inexperiente, que cumpre funções mais braçais e menos técnicas dentro da obra, em troca de começar a adquirir os conhecimentos necessários para, no futuro, poder atuar como pedreiro.

Técnico em construção civil

O técnico em construção civil pode auxiliar em uma grande variedade de processos na obra.

Dentre eles, ele pode fazer o controle de materiais, ou ser o responsável por enviar o trabalho de topografia e movimentação de terra.

O técnico em construção civil costuma ser muito útil como um auxiliar intermediário do mestre de obras em obras muito grandes, por exemplo, quando ele não pode estar em todo lugar, mas precisa saber de tudo o que está acontecendo.

Armador 

O armador é um profissional responsável por toda a parte estrutural de suporte da construção. Este profissional trabalha com vigas e vergalhões de ferro para gerar as estruturas que serão enchidas de concreto posteriormente.

Carpinteiro

O carpinteiro, no canteiro de obras, é responsável por todas as partes em madeira do projeto. Não são todos os projetos que acabam utilizando um carpinteiro.

Pintor, gesseiro e outros profissionais de acabamento

Pintores, gesseiros e outros profissionais de acabamento são profissionais especializados em dar acabamento e finalização às construções. Nessa atuação podemos citar também os azulejistas, profissionais que trabalham com texturas, aplicadores de papel de parede e tantos outros profissionais que embelezam as obras, permitindo inclusive que toques mais artísticos sejam dados a elas.

Profissões na construção civil agregadas

Existem diversos profissionais agregados de grande importância no mercado de construção civil.

Operadores de máquinas das empresas de construção civil, socorristas, técnicos de segurança do trabalho, e tantos outros que possivelmente nos esquecemos de citar.

Todos esses profissionais são indispensáveis para que a construção civil continue desempenhando seu bom trabalho e para que os projetos alcancem devidamente os seus objetivos de realização.

Gostou deste conteúdo? Ele é importante para sabermos como a construção é maior e mais complexa do que a maioria acredita!